Programa Unisul de Inovação e Empreendedorismo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Programa de Inovação e Empreendedorismo

Contatos

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação:

 

O Programa Unisul de Inovação e Empreendedorismo atua de acordo com a Política de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (I&E), efetivando-a por meio de ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária.

As ações de I&E são integradas, porém, descentralizadas no âmbito das Gerências de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação de cada Campus, promovendo a transversalidade dos temas do programa na Universidade.

Este Programa, assim como a educação, é um processo contínuo e dinâmico em permanente construção.


 

Conheça as políticas e princípios do Programa

A Política de Inovação e Empreendedorismo da Unisul, com caráter permanente e contínuo, estabelece como princípios:

  • o compromisso com o desenvolvimento institucional da Universidade e da comunidade;
  • alinhamento com os marcos regulatórios de inovação e empreendedorismo (I&E)
  • alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • universalidade do acesso à formação em I&E para todos os públicos;
  • direcionamento à formação de competências para a I&E nos diversos níveis de ensino;
  • conexão com as demandas da comunidade, gerando impacto de desenvolvimento sustentável interno e externo;
  • a promoção da I&E por meio da colaboração e da cooperação entre os atores, visando a transformação social;
  • apropriação do conhecimento gerado, por seus atores, promovendo o autodesenvolvimento em I&E;
  • a busca constante pela I&E no processo de ensino-aprendizagem.

Com base nos pressupostos e princípios institucionais, a Política de Inovação e Empreendedorismo da Unisul tem por objetivo geral fomentar, promover e estimular o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo, que gerem impactos significativos no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na Universidade, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e da sustentabilidade institucional e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS/ONU.

A Política de I&E é efetivada por meio deste Programa, que tem como principais diretrizes:

  • promover a inovação e o empreendedorismo nas ações educativas, frente à sociedade do conhecimento;
  • contemplar a Política de I&E na revisão dos documentos institucionais, destacando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Unisul em todos os níveis e modalidades;
  • abordagens nas capacitações de docentes e técnicos sobre a I&E;
  • desenvolvimento da I&E por meio de projetos de pesquisa;
  • estímulo às práticas inovadoras de ensino-aprendizagem;
  • promoção da I&E em todos os cursos, como tema transversal;
  • desenvolvimento da I&E por meio de projetos e cursos de extensão;
  • desenvolvimento de prestação de serviços de I&E;
  • desenvolvimento de cursos de Extensão sobre I&E no portfólio anual de cursos de Extensão da Unisul;
  • manutenção, ampliação e implantação das estruturas e ambientes de I&E da universidade;
  • desenvolvimento da I&E nos processos de gestão da Unisul;
  • difusão da Política e Programa de I&E em todos os campi e setores da Unisul;
  • manter permanente diálogo com os Fóruns e com as entidades organizadas em prol da I&E;
  • monitoramento e avaliação das ações do Programa de I&E.

 

Atuação do Programa no Ensino da Universidade

O PDI da Unisul aponta em suas Políticas o fomento de práticas e recursos que possibilitem o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo nos processos de formação.

Organização curricular

A Unisul estabelece como diretriz para todos os seus cursos a organização curricular flexível e inovadora, integrando e articulando:

  • as áreas de conhecimento;
  • as modalidades e níveis de ensino;
  • as práticas de ensino, pesquisa e extensão;
  • os campos de saber; 
  • as trajetórias formativas na universidade com as trajetórias ocupacionais do contexto laboral.

A inovação curricular é um aspecto fundamental para o êxito da organização didático-pedagógica e reside na valorização das experiências cognitivas e afetivas oriundas de um espaço de relações que dá significado e sentido ao processo de formação. O compartilhamento de diferentes trajetórias de formação, tanto as dos professores como as dos estudantes, permite a articulação entre ciência, inovação e mercado a partir das atividades formativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.

Neste sentido, o Programa visa incorporar e consolidar institucionalmente em todos os cursos de Graduação e Pós-graduação elementos curriculares de inovação e empreendedorismo, na forma de conteúdos e de atividades formativas de ensino, pesquisa, extensão em ambientes de aprendizagem diversificados. Estas atividades podem se constituir em projetos integradores, elaborados a partir das demandas sociais locais e regionais, por exemplo.

O uso de práticas inovadoras em sala de aula deve ser fomentada nas formações docentes, por meio dos Profoco (veja na Aba Gestão), reconhecida e valorizada por meio do Programa Professor Inovador.

Programa Professor Inovador

O Programa Professor Inovador da Unisul tem como objetivo estimular a inovação na prática docente e por conseguinte no processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades formativas de pesquisa e extensão previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, como forma de articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, atingindo a todos os estudantes matriculados e não somente os bolsistas.

Ao propor projetos baseados em metodologias inovadoras de pesquisa e/ou extensão, os professores, concorrem ao Prêmio Professor Inovador. O Prêmio Professor Inovador visa reconhecer o mérito e premiar os professores pelo trabalho realizado em prol da melhoria na Educação Superior. É destinado a premiar as experiências mais relevantes a cada ano.

Conheça o Programa Professor Inovador

Atuação do Programa no âmbito da Pesquisa na Unisul

As políticas de pesquisa da Unisul caracterizam-se pela tradição epistemológica e a articulação das áreas de conhecimento, assim como pela dinâmica na produção do conhecimento e da inovação tecnológica e social.

A Unisul disponibiliza aos estudantes e professores diferentes formas de acesso à pesquisa na área da I&E por meio de seus Programas de Pesquisa. Os Programas de Pesquisa são mantidos com recursos internos e/ou externos, e são organizados para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem e para a produção de novos conhecimentos. Em cada edital, os Programas de Pesquisa abrem-se também para os temas da inovação e do empreendedorismo, possibilitando a ampliação dos conhecimentos que sustentam essa área.

Conheça os Programas de Pesquisa da Unisul

Grupos de Pesquisa da Unisul nos temas da Inovação e Empreendedorismo

A pesquisa na Unisul é concebida em 2 dimensões principais:

  • a primeira é a dimensão em que a pesquisa está intimamente relacionada ao modo de estruturar o conhecimento;
  • a segunda é aquela que visa a soluções inéditas e à inovação de processos e produtos. Essa segunda dimensão da pesquisa exige um acúmulo maior de dedicação, conhecimento e talento e desenvolve-se em áreas em que a Unisul está a caminho da excelência.

Em uma concepção de pesquisa avançada, a Unisul possui grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, que se organizam em torno de linhas de pesquisa nas mais variadas áreas de conhecimento.

Alguns grupos de pesquisa dedicam-se ao estudo dos temas em I&E. Você pode consultar estes e demais Grupos de Pesquisa no site do CNPq.

Acesse o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Como acessar: clique em “buscar grupos”. Em consulta parametrizada clique em “Filtros”. Escolha a região “Sul”, a UF “Santa Catarina” e a Instituição “Universidade do Sul de Santa Catarina”.

 

Conheça a atuação do Programa na Extensão

Na área da Extensão, a Unisul promove a criação de projetos, cursos, eventos e diversas ações de extensão que envolvem a comunidade acadêmica e do entorno dos campi.

Apresenta como uma das políticas de extensão a articulação e o desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo junto ao setor produtivo, governo, entidades de classe e representativas, promovendo a cultura do empreendedorismo e da inovação.

Projetos de Extensão

Nos editais internos de projetos de extensão, a Inovação e o Empreendedorismo são contemplados como tema institucional, o que possibilita a realização anual de projetos de extensão nas comunidades voltados à temática:

Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis Campus UnisulVirtual

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão voltados à I&E acontecem a partir dos projetos de extensão e das áreas de formação dos cursos de Graduação e Pós-graduação, para as comunidades-alvo dos projetos ou de forma aberta à comunidade, em cursos abertos ao público.

Veja a lista de cursos de Extensão

Eventos

O Programa Unisul de Inovação e Empreendedorismo apoia e realiza eventos nos temas da Inovação e Empreendedorismo que compõe a agenda anual de eventos dos campi da Universidade.

Em momentos específicos deste calendário anual a programação é mais intensa, como são os eventos que desde 2010 a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec), vem realizando e/ou organizando conjuntamente com outras instituições e governo municipal:

  • o Seminário Nacional da Inovação;
  • o Startup Weekend Tubarão;
  • o Seminário de Provedores de Soluções de CT&I; e
  • o Innovation Summit Tubarão.

Veja os eventos que estão acontecendo na Unisul!

Serviços à comunidade

A prestação de serviços à comunidade relacionados aos temas de Inovação e Empreendedorismo inclui um importante agente de relacionamento com o público externo: a Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação da Unisul (Agetec).

A Agetec busca:

  •  aproximar o desenvolvimento de novas tecnologias com o mercado;
  • colaborar com a definição das políticas e diretrizes de pesquisa e inovação da Unisul;
  • gerenciar a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, oferecendo suporte ao pesquisador acadêmico e articulando a Universidade com o setor produtivo e o governo.

O trabalho que vem sendo realizado ao longo dos 10 anos de existência da Agetec tem recebido o reconhecimento interno e externo por meio das seguintes premiações:

  •  Prêmio Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense 2011: Instituição de ciência, tecnologia e inovação - Cases Agetec/Unisul Virtual/Grupep (1º lugar)
  •  Prêmio Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense 2012: instituição inovadora - Case UniParque (1º lugar)
  •  Prêmio Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense 2017: Instituição de CTI - Descompactação e Capilarização das ações de inovação e empreendedorismo na Unisul (3º lugar)
  •  Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2017 - Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul: modelo de gestão universitária inovadora (1º lugar)

Conheça as atividades da Agetec e participe ativamente do desenvolvimento da pesquisa e construção do conhecimento na Unisul!

Site da Agetec

 

Atuação na Gestão

Atuação na Gestão

As ações da Unisul envolvem os colaboradores e estudantes e são voltadas à efetivação dos seus valores, em especial à atitude empreendedora, que se refere ao fortalecimento da cultura da inovação e do empreendedorismo em todas as áreas de atuação da universidade, com vistas a gerar repostas rápidas e efetivas às demandas da sociedade.

Programa de Formação Continuada (Profoco)

A inovação e o empreendedorismo são abordados semestralmente neste programa por meio de oficinas, palestras e outras atividades, incitando os professores da universidade à reflexão crítica acerca dos temas do Programa, aprofundando conceitos e pautando-os na condução das ações sociais e dos temas abordados nas práticas de sala de aula, em projetos de pesquisa e em ações de extensão.

O tema também é tratado na formação dos técnicos da universidade, por meio de eventos, cursos e campanhas internas, visando a I&E nas ações de gestão da Unisul.

Ambiência e Cultura

Na área de ambiência e cultura a Unisul promove ações que abordam temas vinculados à Inovação e ao Empreendedorismo.

O colaborador ingressante é acolhido pessoalmente pela gestão da universidade, que destaca a importância I&E nos ambientes de atuação da universidade.

Além disso, o colaborador pode se cadastrar para receber o Boletim de Oportunidades de Fomento, que é resultado de um processo de rastreamento de informações sobre financiamento público ou privado à Ciência, Tecnologia e Inovação dispersas na internet e em outros veículos de divulgação, que são selecionadas e transformadas em informações estratégicas para as áreas de conhecimento.