Programa de Educação Ambiental | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Programa de Educação Ambiental

Contatos

  • Rosiléia Rosa
  • Milene Pacheco Kindermanm
  • Silene Rebelo 
    Campus Grande Florianópolis 
  • Silvio Tiago Cabral 
    Campus Tubarão 
  • Jairo Afonso Henkes 
    Campus Unisul Virtual

E-mail: ambiental@unisul.br

O Programa de Educação Ambiental atua de acordo com a Política de Educação Ambiental da Unisul, efetivando-a por meio de ações desenvolvidas no âmbito da educação básica até a educação superior, em todos os seus níveis e modalidades de ensino.

As ações de educação ambiental são integradas, porém, descentralizadas no âmbito das Gerências de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada Campus, promovendo a transversalidade das questões ambientais da Universidade.

Este Programa, assim como a educação, é um processo dinâmico em permanente construção. Neste sentido esta proposta é aberta a reflexões, debates, assim como sua própria reformulação.


 

Política de Educação Ambiental na Unisul

A Unisul estabeleceu uma política de Educação Ambiental (EA) buscando estimular ações sociais na área ambiental e ser exemplo de boas práticas para a comunidade interna e externa.

Priorizando ações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, a Unisul facilita a operacionalização da EA em diversos núcleos sociais, como salas de aulas, ambientes virtuais, espaços administrativos, comunidades de bairros e de escolas, o que lhe possibilita realizar um importante papel de agente articulador, construindo propostas de melhoria e manutenção da qualidade ambiental.

A consciência ambiental é tema de grande discussão na sociedade, principalmente nas organizações educacionais, que por sua natureza trabalham em prol da construção do conhecimento e exercício do aprendizado e não podem esquivar-se dessas reflexões, tamanha suas magnitudes sociais.

O princípio desta política é educação ambiental permanente e contínua, em consonância com as leis e normas federais, estaduais e municipais de EA, voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e sustentabilidade, considerando os aspectos do 5R: repensar, reduzir, retornar, reutilizar e reciclar.

Assim, definiu como principais metas:

  • Contemplar a Política de Educação Ambiental na revisão dos documentos institucionais e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs);
  • Disponibilizar ao menos uma Unidade de Aprendizagem/Disciplina por ciclo de oferta com abordagem da EA nos cursos de graduação;
  • Abordar a EA nas capacitações docentes e para técnicos;
  • Desenvolver temas de EA por meio de pesquisas em pelo menos um grupo de pesquisa;
  • Desenvolver ações e respeitar os princípios da EA nos projetos de pesquisa da Unisul;
  • Desenvolver ao menos um curso de Extensão sobre EA;
  • Difundir a política de EA nos setores de gestão da Unisul;
  • Divulgar interna e externamente os trabalhos desenvolvidos no âmbito da EA na Unisul;
  • Monitorar e avaliar as ações de EA da Unisul.

 

Atuação no Ensino

A política institucional expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) concebe a Educação Ambiental como uma dimensão da educação, atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental, em observação à Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012.  

Organização curricular

A organização curricular dos Projetos Pedagógicos dos cursos está diretamente vinculada aos pressupostos, diretrizes e metas do Programa de Educação Ambiental. Nesta direção prevê a EA como prática educativa integrada, contínua e permanente. A inserção dos conhecimentos referentes à EA nos currículos dos cursos se dá pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental, ou seja, eixo curricular que perpassa a estrutura curricular.

A prática da EA se viabiliza por meio de atividades formativas de ensino, pesquisa, extensão e ambientes de aprendizagem diversificados, que envolvem um conjunto de Unidades de Aprendizagem (disciplinas). Estas atividades se constituem em projetos integradores, elaborados a partir das demandas ambientais locais e regionais.

Integrada à estrutura curricular de todos os cursos de Graduação, a temática está presente na Formação Sociocultural, planejada como certificação institucional, prevista pelo Programa de Educação Ambiental da Unisul. Visa a dialogar com as diferenças socioculturais e abordar o meio ambiente e as dinâmicas socioambientais, mediante relações sociais de produção e consumo. Os cursos ainda prevêem em seus currículos outras certificações (ou Unidades de Aprendizagem) direcionadas para estudos socioambientais.

Programa de Formação Continuada (Profoco)

A Educação Ambiental é abordada semestralmente neste programa por meio de oficinas, palestras e outras atividades, incitando os professores da universidade à reflexão crítica acerca da problemática socioambiental, aprofundando conceitos e pautando-os na condução das ações sociais e dos temas abordados nas práticas de sala de aula, em projetos de pesquisa e em ações de extensão. O tema também é tratado na formação dos técnicos da universidade, por meio de eventos, cursos e campanhas internas.

Atuação na Pesquisa

Na Pesquisa a Unisul se destaca com diversos projetos de Educação Ambiental.

A partir do Programa todos os projetos de pesquisa da Unisul serão analisados visando contemplar os princípios da Educação Ambiental; bem como os grupos e linhas de pesquisa e experimentação em EA serão fortalecidos pois seus estudos e pesquisas estarão naturalmente mais consolidados junto aos órgãos de fomento, como Capes, CNPq, entre outros.

Grupos e Projetos de Pesquisa da Unisul na área de Educação Ambiental:

  • Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (Grupea);
  • Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum;
  • Laboratório de Ciências Marinhas;
  • Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep - Arqueologia);
  • Grupo de Pesquisa A cidade, o edifício e a paisagem;
  • Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos (Engepro);
  • Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens);
  • Grupo de Pesquisa em Questões Ambientais e Sustentabilidade;
  • Grupo de Pesquisa em Tecnologias Limpas em Sistemas Produtivos Sustentáveis (Teclimp);
  • Núcleo de Pesquisa em Reforma Agrária e Agricultura Sustentável;
  • Núcleo de Pesquisas em Desastres Naturais (Nugeotec).

Saiba mais sobre os grupos de pesquisa

A Unisul disponibiliza aos alunos e professores diferentes formas de acesso à pesquisa na área da Educação Ambiental por meio de seus programas. 

Mantidos com recursos internos e externos, os programas de pesquisa são organizados para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem e para a produção de novos conhecimentos. Em cada edital, os Programas de Pesquisa abrem-se também para os temas da Educação Ambiental, possibilitando a ampliação dos conhecimentos que sustentam essa área.

Saiba mais sobre os programas

Atuação na Extensão

Na área da Extensão, a Unisul empenha-se na criação de projetos, cursos, eventos e diversas ações de extensão que envolvem a comunidade acadêmica e do entorno dos campi.

Projetos de Extensão

Nos editais internos de projetos de extensão, a Educação Ambiental é contemplada como tema institucional, o que possibilita a realização anual de projetos de extensão nas comunidades voltados à temática.

Conheça os projetos de extensão que estão em atividade em cada Campus Universitário:

Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis Campus UnisulVirtual

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão voltados à Educação Ambiental acontecem por meio dos projetos de extensão para as comunidades-alvo dos projetos ou de forma aberta à comunidade, em cursos abertos ao público.

Veja a lista de Cursos de Extensão

Eventos

O Programa apoia e realiza eventos nos tema ambientais, que compõe a Agenda Verde dos Campi. Em momentos específicos deste calendário anual são concentradas programações mais intensas.

Junho Verde

No mês em que se comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6, o Dia Mundial dos Oceanos (8/6) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação (17/6), há uma programação intensa acontecendo nos Campi presenciais e a distância, sensibilizando os públicos interno e externo da Unisul para os temas ambientais.

Acesse a página do evento

Serviços à comunidade

A prestação de serviços à comunidade também possibilita o atendimento de necessidades sociais por meio de projetos arquitetônicos e de engenharia sustentáveis e por meio de análises ambientais.

Saiba mais sobre os serviços

Atuação na Gestão

Conheça as ações da Unisul que envolvem os colaboradores e alunos, voltadas aos cuidados com o meio ambiente.

Campanhas internas de Sensibilização Ambiental

Menos é Mais

Campanha para sensibilização sobre o uso dos recursos hídricos.

Conheça a Campanha

 

Coleta Seletiva: reciclagem de papel e plástico mole

Organizada pela Biblioteca Universitária e Cipa do Campus Tubarão, mas você também pode participar e contribuir com essa iniciativa: separando os papeis não-recicláveis e recicláveis, e plástico mole; e entregando os papeis recicláveis à Biblioteca. O dinheiro arrecadado com a reciclagem será utilizado nos projetos de leitura da Biblioteca.

Dicas de reciclagem

Dicas de Reciclagem

O que é reciclável?

O que pode? O que não pode?
Jornal Papel Engordurado
Saco de Papel Carbono
Papel de Escritório Celofane
Revista Papel Plastificado
Impresso Papel Parafinado (fax)
Papel Branco Embalagem Metalizada
Papel Misto Papel Toalha e Higiênico
Papelão Guardanapo com Comida
Embalagem Longa Vida Papel Vegetal

 

Projeto Bituca no Lixo

Campanha para sensibilização sobre o descarte correto das bitucas de cigarro e ações de coleta destes materiais.

Conheça a Campanha

 

Sensibilização sobre o descarte correto de pilhas e baterias

O objetivo é coletar, nos ambientes dos campi Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual, pilhas e baterias velhas, e dar à elas o destino correto para descarte. 
A campanha está sendo organizada pela Cipa, do Campus Tubarão, em parceria com a Engie e a Higienelar, e com o apoio do Colégio Dehon e do curso de Ciências Biológicas.

Conheça os pontos de coleta Conheça a Campanha

Pontos de Coleta

Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis/Unisul Virtual
Biblioteca Universitária UnisulVirtual
Colégio Dehon Sala de Apoio aos Docentes
Fundação Unisul Complexo Aquático
Centro de convivências (Praça de alimentação) Bloco das engenharias
Bloco pedagógico Policlínica
Bloco da saúde Saiac Unidade Florianópolis (Dib Mussi)
Hospital Veterinário Saiac Unidade Florianópolis (Trajano)
Cetal Saiac Unidade Pedra Branca
Unidade Hospitalar CDL (Centro de distribuição logística)
DCE -
Pós-graduação -