Comissões Verificadoras | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

O que as comissões verificadoras costumam analisar?

Documentos do curso

  • Projeto Pedagógico do Curso;
  • Grade de horários das aulas e calendário escolar para verificar a compatibilidade entre a carga horária diária/semanal com a total do curso;
  • Regulamentos específicos, como estágios, TCC, atividades complementares, disciplinas eletivas e de Libras de acordo com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) ou especificidades do tipo de curso;
  • Históricos escolares de formandos (Renovação de Reconhecimento);
  • Adequação dos recursos disponíveis com as prioridades do curso (equipamentos, laboratórios e bibliografia).

Autoavaliação do curso

  • Relatórios de autoavaliação;
  • Registros de participação de docentes e discentes em eventos/atividades de divulgação de resultados e de ações decorrentes.

Visita às instalações

  •     A Comissão verifica como se apresentam, na realidade, as informações prestadas pelo Curso no instrumento de avaliação. Pode percorrer as instalações de acordo com as sugestões da equipe, mas também devem solicitar, quando necessário, o acesso a outras áreas;

  • Os aspectos de acessibilidade física são observados ao longo da visita às instalações;
  • No caso de equipamentos de laboratórios e na biblioteca, a Comissão pode verificar notas de compra, número de patrimônio e outros dados que indiquem que pertencem, efetivamente, ao curso;
  • Na oportunidade da visita aos diferentes setores do Curso, a Comissão pode interagir com os usuários e com as equipes responsáveis, no intuito de observar o efetivo uso e disponibilização dos espaços e recursos pela comunidade acadêmica.

Biblioteca

  • Conferência da quantidade de títulos e exemplares declarados e disponíveis na biblioteca;
  • Conferência de periódicos declarados e disponíveis.

Reunião com os Docentes do Curso (finalidade)

  • Percepções acerca do Projeto Pedagógico do Curso

  • Políticas voltadas aos docentes
  • Atividades desenvolvidas
  • Opiniões sobre a IES e o Curso, em aspectos como:
    • Como se dá a participação dos docentes no planejamento e gestão do curso/IES?
    • Como é elaborada e como ocorre a divulgação das políticas institucionais constantes no PDI?
    • Qual o conhecimento e a participação nos processos de autoavaliação institucional?
    • Qual o conhecimento dos docentes sobre a composição da CPA?
    • Como se operacionaliza, na prática pedagógica, a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a articulação da teoria com a prática?
    • Qual a opinião dos docentes sobre o Plano de Carreira Docente do Curso/IES?
    • Como são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto do Curso?

Documentos dos docentes do Curso

  • Documentação completa dos professores;
  • Verificação de vínculo: (é vedada a solicitação do contracheques);

  • Contrato de trabalho ou Carteira de Trabalho (podem ser cópias simples);
  • Produção científica dos últimos três anos.

Documentos do Núcleo Docente Estruturante - NDE

  • Nomeação do Núcleo Docente Estruturante - NDE ou documento equivalente (ata de indicação, designação);

  • Atas/registro de reuniões e atividades do NDE.

Reunião NDE (finalidade)

  • Identificar o efetivo envolvimento do Núcleo Docente Estruturante - NDE na elaboração, implantação e avaliação do Projeto Pedagógico.
  • Na reunião com o NDE devem ser retomados aspectos destacados pelos docentes e estudantes com relação ao PPC com o sentido de esclarecer questionamentos sobre a realidade do curso, como:
    • Como são as reuniões do NDE?
    • Qual a participação que o NDE tem na elaboração, na implementação e na avaliação do PPC?
    • Como foi o processo de planejamento do curso e como tem sido a atualização curricular?
    • Em que medida e como o NDE utiliza resultados de autoavaliação no planejamento do curso?
    • Como os integrantes do NDE avaliam o desempenho dos estudantes e do curso nas avaliações externas?

Reunião com os discentes do Curso (finalidade)

  • Identificar as percepções acerca do Projeto Pedagógico;
  • Opiniões sobre o Curso e a IES.
  • OBS: A reunião com os estudantes é um dos momentos em que a realidade do Curso é manifestada de forma espontânea e evidencia aspectos que podem passar despercebidos em outras atividades.
  • Qual o conhecimento e a avaliação dos estudantes em relação aos programas de apoio pedagógico, atendimento extraclasse, apoio psicológico e atividades de nivelamento?
  • Qual o conhecimento e a avaliação dos estudantes sobre monitoria (graduação)?
  • Qual o conhecimento e a avaliação dos estudantes sobre iniciação científica e grupo de pesquisas?
  • Como é percebido o apoio à participação de discentes na realização / participação de eventos acadêmicos: congressos, seminários, palestras, viagens de estudo, visitas técnicas e mobilidade acadêmica?
  • Qual a avaliação dos estudantes em relação à infraestrutura disponível para suas atividades acadêmicas?
  • Qual o conhecimento e a participação nos processos de autoavaliação e como são percebidas as ações decorrentes da avaliação?
  • Como é o atendimento da ouvidoria? Há encaminhamento e resposta às demandas?
  • Como é percebida a operacionalização de ações decorrentes do compromisso de responsabilidade social do Curso?
  • Como está definida e qual a efetividade da participação discente nos diferentes colegiados do Curso?

Reunião com membros da CPA (finalidade)

  • Conhecer o processo de autoavaliação desenvolvido pela IES.
  • Retornar aspectos destacados pelos docentes e estudantes com relação à proposta de autoavaliação, identificando coerência ou não na sua efetividade em aspectos como:

    • Como foi o processo de construção de plano de autoavaliação no contexto do Sinaes?
    • Quais as dimensões avaliadas?
    • Quais os instrumentos utilizados nas diferentes dimensões?
    • Como ocorre a participação do corpo social nas diferentes avaliações?
    • Como são divulgados os resultados?
    • Como são utilizados os resultados da autoavaliação no planejamento da IES?
    • Como a CPA promove a articulação da autoavaliação com a avaliação externa?