Prouni | Como Ingressar | Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

ProUni

O ProUni é um Programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em Instituições de Educação Superior a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior. Na Unisul, são oferecidas bolsas integrais tanto para cursos do ensino presencial como para o ensino a distância.

ProUni 2013

Editais para Bolsa

Inscrições Encerradas

As inscrições para a Bolsa ProUni estão encerradas.
Acompanhe no site do ProUni as listas de pré-selecionados.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), fomentado pelo Ministério da Educação, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo para alunos economicamente carentes de cursos de graduação presenciais ou a distância em instituições de educação superior não gratuitas. Para participar, é preciso ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As bolsas concedidas pelo ProUni podem ser integrais ou parciais e valem para todo o curso. O benefício integral é concedido a alunos cuja renda per capita familiar não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio. Já os descontos parciais de 50% ou 25% são destinados a alunos cuja renda per capita familiar é de até três salários mínimos.

Quem pode aderir

Estudantes economicamente carentes, não portadores de diploma de ensino superior, aprovados nas provas do Enem. Os candidatos devem ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em privada na condição de bolsista integral.

Como se inscrever na Bolsa ProUni

Para se candidatar a uma bolsa de estudo do ProUni é preciso, impreterivelmente, ter sido aprovado na prova do Enem (média igual ou superior a 450 pontos), que ocorre anualmente conforme cronograma do MEC.

O candidato à bolsa não precisa prestar vestibular nem já estar matriculado; contudo, o aluno já matriculado também pode participar do processo seletivo, desde que atenda às exigências previstas em edital. As inscrições devem ser feitas através do portal do ProUni.

Os alunos pré-selecionados para Bolsa serão convocados pela Unisul para comprovar as informações prestadas, entregar documentos e passar por uma entrevista. Essa avaliação será concluída com a aprovação ou reprovação do candidato à bolsa. Caso você tenha sido pré-selecionado na Bolsa ProUni, veja todas as orientações de Como Ingressar na Unisul.

Informações importantes

  • A pré-seleção dos candidatos inscritos no processo seletivo do ProUni, referente ao primeiro semestre do ano, considera as notas obtidas pelo candidato nas provas do Enem realizadas no ano anterior;
  • É vedada a inscrição de candidato cuja nota obtida no Enem tenha sido inferior a 450 pontos ou cuja nota na redação seja igual a zero;
  • Aos candidatos professores da educação básica que optarem por concorrer nessa condição, são ofertadas bolsas somente em cursos de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Será reprovado o aluno candidato cuja renda familiar per capita supere os limites estabelecidos no edital da bolsa.

 

Fale conosco para tirar suas dúvidas

  • 0800 970 7000
  • 48 3279 1000 - Utilize este número para ligar de telefones celulares

Alunos bolsistas do ProUni devem assinar o Termo de Atualização do ProUni referente 2014-2.

O Termo deve ser assinado na Unisul, no Saiac do seu Campus/Unidade, entre os dias 13 e 31 de outubro de 2014.
A assinatura do termo é obrigatória, e deve ser devidamente efetivada de acordo com a legislação do programa.

Mais informações

Datas importantes+

Lista de Espera – 2ª Convocação ProUni

Documentos importantes+

Documentos para Matrícula

Editais e Listas+

Editais de Classificados

Listas de Espera - 1ª Convocação

Editais de Ingresso

Alunos bolsistas do ProUni devem assinar o Termo de Atualização do ProUni referente 2014-2.

O Termo será enviado pelo correio a partir do dia 6 de outubro de 2014. Após o recebimento, os alunos terão 5 dias para encaminhar o documento assinado para UnisulVirtual.
A assinatura do termo é obrigatória, e deve ser devidamente efetivada de acordo com a legislação do programa.

Mais informações

Datas importantes+

Lista de Espera – 2ª Convocação ProUni

Documentos para inscrição e matrícula +

Os documentos devem ser enviados por sedex ou entregues presencialmente (no endereço que consta no edital). Confira, prepare e revise os seus documentos! Eles são fundamentais para a sua aprovação final no ProUni.

O candidato deve apresentar cópia simples de seus documentos e de seu grupo familiar, conforme relação abaixo; com exceção dos documentos de matrícula, que deverão ser autenticados.

São considerados comprovantes de rendimentos:

Observação: além da documentação obrigatória, conforme Portaria Normativa Nº 11, de 17 de Junho de 2013 os candidatos deverão apresentar quaisquer outros documentos que a Assistente Social julgar necessário. (Veja informações complementares sobre a documentação)

Documentos para matrícula:

Para efetivação da matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (enviados junto aos documentos solicitados acima):

Editais e Listas+

Listas de Espera - 2ª Convocação

Listas de Espera - 1ª Convocação

Editais de Classificados

Editais de Oferta