Laboratório Empresa Modelo - Programas de Extensão Unisul

Laboratório Empresa Modelo

Auxiliando alunos na busca pelo aperfeiçoamento técnico e profissional

Local de Atendimento

Campus Tubarão
Avenida José Acácio Moreira, 787,
Bairro Dehon, Tubarão/SC,
Bloco Pedagógico D

Fone/Fax:
Telefone: (48) 3621 3077
E-mail: empresamodelo@unisul.br

Instalada no Campus Universitário de Tubarão, o Laboratório Empresa Modelo da Unisul possibilita aos alunos realizarem suas atividades de ensino, pesquisa e extensão durante a realização dos cursos de Administração, Marketing e Processos Gerenciais.

Com essas ações, a Empresa Modelo busca incentivar o espírito empreendedor e a prestação de serviços pelos alunos dentro e fora da Universidade.

Os serviços são prestados para as micro e pequenas empresas da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Os atendimentos são realizados nas áreas de gestão de pessoas, marketing, finanças, logística, projetos e gestão empresarial, desde que atendam aos interesses didático-cientificos e pedagógicos dos cursos envolvidos.

Os estudantes realizam estágio obrigatório e não obrigatório nos núcleos estratégicos.

Os alunos têm contato teórico e prático com a área de Gestão de Pessoas por meio do desenvolvimento de ações estratégicas, compreendendo:

Processos Básicos da Gestão de Pessoas (Políticas e Práticas)

  • Atração e retenção de talentos, recrutamento e seleção;
  • Gestão de cargos e estratégias de remuneração, benefícios e planos de incentivos;
  • Desenvolvimento humano e profissional: da carreira à aposentadoria, educação permanente;
  • Segurança, saúde e medicina do trabalho;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Gestão de resultados e desempenho;

Diagnostico da área de Gestão de Pessoas

  • O diagnóstico para o alinhamento entre estratégia e organização (para que fazer e como fazer);
  • Diagnóstico, prognóstico e intervenção;
  • A pesquisa de clima organizacional como ferramenta de diagnostico.

Aprendizagem Organizacional

  • Processo de mudanças e resistência às mudanças;
  • Plano de gestão em torno da mudança da cultura organizacional;
  • Aprendizagem e gestão do conhecimento;
  • O desenvolvimento de pessoas e a educação corporativa;
  • Implantação de método de gestão e liderança baseado em competências;
  • Comunicação, feedback e aprendizagem;

Gestão de Conflitos e Comunicação

  • Diagnóstico e gestão de conflitos e comunicação;
  • Conflito, criatividade e crescimento pessoal e profissional;
  • Clima organizacional positivo;
  • Potencial da liderança e desenvolvimento de estratégias de gestão;
  • Preparação de gestores sintonizados com as novas práticas de gestão de pessoas;
  • Desenvolvimento de habilidades de liderança, integração e motivação de equipes;

Turnover

  • Rotatividade de pessoal: absenteísmo (diagnóstico, prognóstico e intervenção).

Os alunos adquirem conhecimentos e técnicas de marketing para realizar diagnósticos situacionais e desenvolvem soluções de marketing para a comunidade regional, focando nos principais segmentos de negócios: empresas de varejo, de serviços e profissionais liberais.

Os alunos elaboraram e avaliam a viabilidade de novos empreendimentos, bem como a ampliação e desenvolvimento de empreendimentos já existentes.

Aplica-se a toda e qualquer tipo de organização, seja ela industrial, comercial ou mesmo uma prestadora de serviço, visando o entendimento e resolução de problemas nas áreas abordadas por meio do conhecimento adquirido.

Tem como objetivo dar suporte para o aluno e para a empresa, em conjunto com as outras áreas estratégicas, proporcionando um diferencial competitivo por meio da gestão de logística.

Os alunos do curso de Administração poderão realizar estágio em administração na área de logística, trabalhando e desenvolvendo os seguintes tópicos:

  • Cadeia de suprimentos;
  • Estoques;
  • Produção;
  • Distribuição física de materiais;
  • Logística reversa;
  • Qualidade.

Os estágios nessa área priorizam aspectos relacionados à gestão financeira, envolvendo aprofundamento teórico e prático em:

  • Custos: planilhas de cálculo, métodos de custeamento e análise custo/volume/lucro que envolve margem de contribuição e ponto de equilíbrio;
  • Preços de venda: formação de preços e análise de lucratividade de segmentos de mercado como produtos, linhas, territórios, setores, vendedores;
  • Avaliação do desempenho econômico-financeiro: elaboração de demonstrativos gerenciais para mensurar aspectos como solvência, imobilização, prazos médios, estrutura de capital, lucratividade operacional, rentabilidade do capital investido e produtividade de ativos e gestão baseada em valor (EVA);
  • Gestão do circulante: gerenciamento de contas a receber, contas a pagar, estoques, necessidade de capital de giro e projeção do fluxo de caixa operacional;
  • Processo orçamentário: orçamento operacional e de investimentos, projetos de expansão empresarial e Balanced Scorecard;
  • Mercado de Capitais – Elaboração de carteira de investimentos a partir do históricos dos indicadores Análise Fundamentalista e Técnica;
  • Hipótese de Eficiência de Mercado – Elaboração de carteira de investimento através do Modelo de Markowitz, Sharpe e Modelo de precificação de ativos financeiros (Capital Asset Pricing Model)

Relatórios de Estágio

Os relatórios de estágio desta área costumam se caracterizar pela aplicabilidade prática dos temas abordados, bem como pela continuidade da utilização das ferramentas gerenciais propostas nas empresas pesquisadas, em razão da importância que os gestores atribuem às informações proporcionadas.

Os alunos do curso de Gestão Empresarial priorizam o aprofundamento teórico e prático em três áreas da empresa à sua escolha, sendo a combinação das áreas estratégicas: marketing, logística, pessoas e finanças.

Aplica-se a toda e qualquer tipo de organização, seja industrial, comercial ou uma prestadora de serviço, independentemente do seu porte, visando o entendimento e resolução de problemas nas áreas abordadas por meio do conhecimento adquirido, também, dar suporte tanto para o aluno como para a empresa.

Loading...