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Coordenação: Salete Cecilia de Souza.
Equipe de apoio: Ana Paula Matos.
Intérpretes: Anderson Alves, Jean Bernardini, Fadia Nor.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h15min às 21h.
E-mail: acessibilidade.pb@unisul.br
Coordenação: Salete Cecilia de Souza.
Equipe de apoio: Ines da Silva Santos Mendes, Ana Paula Matos.
Interpretes: Jacira Medeiros; Jaqueline Duarte; Luciane Pereira.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 13h15min as 22h.
E-mails: acessibilidade.tb@unisul.br | acessibilidade.dehon@unisul.br
Coordenação: Salete Cecilia de Souza.
Equipe de apoio: Ana Paula Matos.
Intérprete: Jean Bernardini.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
E-mails: acessibilidade.uv@unisul.br
O Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) Unisul, objetiva garantir ações para promoção de condições igualitárias de acesso ao ensino, pesquisa e extensão para estudantes com deficiência sensorial (cegueira, baixa visão, surdez, deficiência auditiva), deficiência física, mobilidade reduzida, transtornos mentais e dificuldade de aprendizagem.
Este programa atende aos princípios atuais que anunciam a importância da educação para todos como a inclusão social. O objetivo é atender os princípios da educação para todos, oferecendo facilidades para pessoas com deficiência inseridas no mundo acadêmico.
O Programa teve início na Unisul em 2002, com atividades de acompanhamento de estudantes cegos nos Campi da Grande Florianópolis, sendo institucionalizado oficialmente em 2004. Atualmente abrange os três campi da Unisul e está diretamente ligado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Acessibilidade é, segundo a legislação brasileira, “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida” (Brasil, Decreto Nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004).
O Programa de Promoção de Acessibilidade oferece diferentes modalidades de atividades inclusivas para cada tipo de deficiência.
Para receber os serviços oferecidos realize seu cadastro e mantenha-o atualizado no MinhaUnisul > Cadastro > Acessibilidade. O cadastro garante o atendimento de acordo com a especificação: “A Unisul tem 30 dias úteis para planejar o atendimento educacional especializado a partir das informações fornecidas e quando alteradas. É importante ressaltar que o planejamento exige avaliação, análise, definição de estratégias e recursos de adaptação necessária ao seu processo de aprendizagem.”
Confira, a seguir os serviços oferecidos.
É considerada pessoa cega quem tem ausência total da visão até a perda da projeção da luz. Para essas pessoas são oferecidas avaliações presenciais adaptadas em formato digital ou braille, fiscais/ledores capacitados.
Todo material (livros, livros didáticos, artigos, entre outros) é disponibilizado em arquivo DOC ou em Braille para os estudantes cegos. São oferecidas ainda adaptações de imagens em relevo, maquetes e demais estruturas.
Também há o acompanhamento em sala de aula tendo a função de auxiliar o estudante na locomoção na Universidade e leitura em livros, textos em tinta e afins.
Pessoa com baixa visão é quem tem campo visual entre 5% e 30%. Para pessoas com baixa visão são realizadas avaliações presenciais em fonte ampliada e com a ajuda de fiscais/ledores. Os textos em tinta recebem o tratamento de ampliação da fonte.
O deficiente auditivo utiliza próteses para correção da audição. A pessoa surda tem perda total (profunda bilateral) da audição e este pode ser alfabetizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou em Língua Portuguesa, com habilidade de leitura labial.
Para esses casos é oferecido acompanhamento de intérprete em Libras nas avaliações presenciais e durante a aula, tradução e interpretação em webconferência e webaula, livros em Libras e documento eletrônico.
A pessoa com deficiência física é o cadeirante e/ou usuário de próteses com condição temporária ou permanente que comprometa os movimentos e a locomoção. Nesses casos são oferecidos recursos de mobilidade dentro da Universidade.
A necessidade educacional específica é a apresentação, em caráter permanente ou temporário, de algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados. É oferecido atendimento individualizado conforme a necessidade do estudante.
A paralisia cerebral é uma condição física que afeta os movimentos do corpo como resultado de um dano ao cérebro. Esses casos recebem acompanhamento nas avaliações presenciais com fiscal/ledor e mobilidade dentro da Universidade.
Muitas pessoas ficam confusas e não sabem ao certo como agir quando encontram alguém que tenha alguma deficiência. Este mal estar pode ser evitado se pessoas deficientes e não deficientes interagirem mais frequentemente no trabalho e na sociedade. Por isso, o PPA preparou algumas dicas de convivência com deficientes e com necessidades específicas.
Confira as dicas do PPA.
Deslocamento: para orientar o deficiente visual no deslocamento, procure deixá-lo de forma que ele ande em linha reta, evitando andar em diagonal e realizando giros, que confundem o estudante que já conhece o campus e sabe localizar-se. Localize-o sobre o caminho que está percorrendo, pois se este for diferente do que ele está habituado irá confundi-lo.
Orientação por telefone: procure sempre que possível orientá-lo com atalhos do teclado. O deficiente visual não utiliza o mouse, isso aumenta a dificuldade de localizar links e nomes, principalmente quando se utiliza termos como “abaixo de”, “próximo de”.
Fale sempre com a pessoa surda de frente, sendo expressivo ao falar, procurando conversar em ritmo natural para facilitar a compreensão da linguagem.
Falar com voz clara, sem gritar, usando um tom natural. Uma voz muito forte ou muito aguda pode provocar distorção de sons para os deficientes auditivos que usam aparelhos de amplificação.
É muito importante respeitar o ritmo de quem tem paralisia cerebral. Usualmente ele é mais vagaroso no que faz. Tenha paciência ao ouvi-lo, a maioria tem dificuldade na fala. Não o trate como uma criança ou incapaz.
É importante perceber que para uma pessoa sentada é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo. Portanto, ao conversar por mais tempo que alguns minutos com uma pessoa que usa cadeira de rodas, se for possível, lembre-se de sentar, para que você e ela fiquem com os olhos no mesmo nível.
A cadeira de rodas (assim como as bengalas e muletas) é parte do espaço corporal da pessoa, quase uma extensão do seu corpo. Apoiar-se na cadeira de rodas é tão desagradável como fazê-lo numa cadeira comum onde uma pessoa está sentada.
Ao empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, faça-o com cuidado. Preste atenção para não bater naqueles que caminham à frente.Se parar para conversar com alguém, lembre-se de virar a cadeira de frente para que a pessoa também possa participar da conversa.
No Brasil, tornou-se bastante popular, acentuadamente entre 1986 e 1996, o uso do termo portador de deficiência. Pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não portam deficiência; que a deficiência que elas têm não é como coisas que às vezes portamos e às vezes não portamos (por exemplo, um documento de identidade, um guarda-chuva).
O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência. Aprovados após debate mundial, os termos “pessoa com deficiência” e “pessoas com deficiência” são utilizados no texto da Convenção Internacional de Proteção e Promoção dos Direitos e da Dignidade das Pessoas com Deficiência, em fase final de elaboração pelo Comitê Especial da Organização das Nações Unidas (ONU).
As tecnologias assistivas são os recursos tecnológicos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.
Conheça as tecnologias utilizadas pelo PPA:
Além das ações específicas dirigidas a cada tipo de deficiência, o Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) se relaciona com toda a comunidade acadêmica, visando à inclusão da pessoa com deficiência e a promoção da educação para todos.
Confira as atividades do PPA:
Conheça os principais eixos de atuação:
Se você é coordenador ou fiscal em um Polo da UnisulVirtual, veja as orientações de padronização do tratamento aos estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais.
Para saber mais sobre acessibilidade, você pode acessar os sites das entidades parceiras do PPA.