Cursos Presenciais

Fundamentos e Organização Curricular – Tubarão

Fundamentos e Organização Curricular

Duração: 360h

Carga horária total, com o estudo contínuo das unidades de aprendizagem.

Curso direcionado preferencialmente a professores, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais ou administradores e gestores escolares que atuam na Rede Pública de Ensino de Santa Catarina.

inscrições encerradas

Local do curso

Unidade Tubarão

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

A Unisul, em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, oferece em Tubarão o curso de o curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular. São 30 bolsas de estudo para cada unidade universitária, por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Com o intuito de inserir mais educadores no processo de reflexão sobre as questões curriculares da rede estadual e municipal de ensino, o Curso possui ênfase na gestão educacional. Visa motivar tais reflexões para elaboração dos currículos que fundamentam os projetos pedagógicos destas escolas públicas de formação integral na educação básica.

É direcionado preferencialmente a professores, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais ou administradores e gestores escolares que atuam na Rede Pública de Ensino de Santa Catarina.

Grade curricular

Professores do curso
  • Cláudio Damasceno Paz, mestre
  • Edisséia Suethe Hobold, mestre
  • Eliege Alves Demetrio Canever, mestre
  • Emerson Tartari, mestre
  • Fátima Elizabeti Marcomin, doutora
  • Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
  • Josélia Euzébio da Rosa, doutora
  • Letícia Carneiro Aguiar, doutora
  • Mara Luciane Furghestti, mestre
  •  Maria Sirlene Pereira Schilikman, doutora
  •  Marilane Mendes Cascaes da Rosa, mestre
  • Mariléia Mendes Goulart, mestre
  • Rosane Alberton, mestre

Joselia Euzébio da Rosa, doutora

• Licenciada em Matemática pela Unesc (2004).
  • Mestre (2006) e Doutora (2012) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.
  • Professora do Mestrado em Educação da Unisul.
  • Suas pesquisas são organicamente vinculadas a unidade de relacionamento catarinense do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica da USP (GEPAPe).
  • É líder do TEDMAT, grupo que tem como objetivo compreender e explicar os fundamentos (históricos, filosóficos, epistemológicos, psicológicos e didáticos) da Teoria do Ensino Desenvolvimental e sua objetivação no modo de organização do ensino da Matemática.
  • Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Limites e possibilidades do processo de formação matemática” no contexto de três cursos de Pedagogia, com financiamento pelo CNPq.
  • Leciona, no Mestrado em Educação, as disciplinas fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática e no curso de pedagogia a disciplina Fundamentos e Metodologias de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Participou da organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul.
  • Integra o comitê organizador de dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no Simpósio sobre formação de professores da Unisul (Simfop) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (Unisul, Unesc, Unibave e Uesp)

Suas principais temáticas de pesquisa e orientação são:

• Fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática;
  • Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática;
  • Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores;
  • Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural;
  • Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.

Dados legais

• LDBEN nº 9.394/1996
  • Resolução CNE/CES nº 1, 6/4/2018

Mensalidades

Veja as opções de pagamento em diferentes parcelas:

Aguarde nova oferta

A Unisul oferece descontos diferenciados

Este curso de pós-graduação está com inscrições encerradas no momento. Os valores da mensalidade e dos planos de parcelamento serão informados quando houver novo processo seletivo aberto.

Observações:

Este curso de pós-graduação está com inscrições encerradas no momento.

Left Menu Icon