Mestrado em Educação Minter Unisul | PPGE | Unisul

Cursos Presenciais

Mestrado

Mestrado em Educação Minter

Mestrado em Educação Minter

Duração: Máxima de 24 meses

Ofertado em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Alagoas, este mestrado prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.

Inscrições em breve

Modalidade

Presencial

Campi

Campus Maceió - Alagoas

Duração

Máxima de 24 meses

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

O Mestrado em Educação Minter Unisul ofertado em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Alagoas prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores e ainda:

  • possibilita a construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e compreensão do fenômeno educacional num contexto mais amplo;
  • contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Na perspectiva de crescimento, a FAT/AL vem firmando parcerias com diversas instituições estrangeiras, a fim de oferecer turmas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) para a qualificação de seu corpo docente.

Nesse sentido, firmou parcerias com Universidades da América Latina e Europa e, recentemente, submeteu a avaliação da Capes um projeto de Mestrado próprio para consolidar o Mestrado na Instituição.

Público-alvo
O curso de Mestrado em Educação Minter destina-se a profissionais vinculados ou não à área de educação nos seus diferentes níveis e modalidades.

Perfil do Egresso
Professores e pesquisadores, preparados para atuar nos diferentes sistemas de educação, de forma a contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórico-social.

Duração
O curso tem a duração máxima de 24 meses.

Cronograma
As aulas serão ministradas, de forma concentrada, nos meses de Fevereiro e Julho conforme cronograma de atividades.

Cronograma de Disciplinas Mestrado em Educação Minter

Matriz curricular

Acessar
Área de Concentração

Área de Concentração
Educação
Estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.

Linhas de Pesquisa
Educação, História e Política
Fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação. Política Educacional Brasileira na Educação Básica: história, concepções e bases de sustentação teórica; Planos de Educação; Gestão e Financiamento da educação; Ensino Médio e Trabalho Docente; Formação de Professores; Educação Profissional; Alfabetização. Política Educacional Brasileira para a Educação Superior: concepção de universidade; O Público e o Privado; Formação de Professores; Prática Docente. História da Educação: concepções, métodos e práticas pedagógicas; Formação de Professores; Organização Escolar.

Relações Culturais e Históricas da Educação
Os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em diferentes contextos. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.

Educação em Ciências
Fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos e psicológicos das ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica e Superior (Formação inicial e continuada de professores) em contextos formais, não formais e informais na Educação em Ciências, Biologia, Matemática e Educação Ambiental.

Como Ingressar

Inscrições encerradas para ingresso no Mestrado em Educação Minter, turma 2019.

Comece fazendo sua inscrição online em ‘Inscreva-se agora’. Após passar por todas as etapas da inscrição online, envie os documentos para Unisul e prepare-se para o processo de seleção e matrícula.

Datas Importantes

Aguarde as datas do próximo processo de seleção.

Documentos para Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

  • Uma via impressa do formulário de inscrição devidamente preenchido;
  • RG e CPF (cópia);
  • Diploma do curso de graduação (ou declaração da IES de que o candidato concluirá o curso) e do Histórico Escolar do curso de ensino superior* (cópia);
  • Currículo Lattes impresso não documentado;
  • Diploma e Histórico do curso de graduação convalidado no Brasil por uma Universidade Federal (para candidatos com graduação obtida no exterior)*;
  • Visto de permanência no país – para candidatos estrangeiros (cópia);
  • Projeto de Pesquisa seguindo as orientações descritas no Edital de Oferta;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (o boleto é impresso ao final da inscrição online);

* fotocópia autenticada

Observações:

  • O candidato deverá encaminhar até a data e os locais estipulados no Edital de Oferta. O não cumprimento da data eliminará automaticamente o candidato do processo seletivo.

Veja no Edital de Oferta a lista completa de documentos.

Seleção e Matrícula

Seleção

Para os candidatos com inscrição homologada, o processo de seleção será realizado em três etapas:

  • 1ª etapa – Projeto de Pesquisa (eliminatória)
    O Projeto de Pesquisa será analisado por 3 comissões avaliadoras designadas pela Coordenação do Curso de acordo com os critérios estabelecidos no Edital.
  • 2ª etapa – Prova escrita (eliminatória)
    A prova deve ser escrita em língua portuguesa e será aplicada no horário e local especificados no Edital.
  • 3ª etapa – Entrevista (eliminatória)
    A entrevista será realizada por bancas formadas pelos docentes integrantes da linha de Pesquisa para a qual o candidato se inscreveu.

Matrícula

Os candidatos selecionados deverão matricular-se no horário e local citados no Edital e apresentar os seguintes documentos:

  • Diploma de Graduação oficialmente reconhecico; ou Certificado de Conclusão do curso; ou Histórico Escolar expedido pela IES**;
  • Duas fotos 3×4;
  • Certidão de nascimento ou casamento*;
  • RG*;
  • Diploma e Histórico do curso de graduação convalidado no Brasil por uma Universidade Federal (para candidatos com graduação obtida no exterior)**;
  • Visto de permanência no país (para candidatos estrangeiros)*.

*Cópia
**Cópia autenticada

Editais de Oferta e de Classificados

Editais de Oferta

TítuloDescriçãoBaixar
10/5/2019 - Termo Aditivo 2: prorroga inscrições Referente Edital 4/2019 - Mestrado em Educação Minter - Presencial BaixarVisualizar
18/6/2019 - Edital 6/2019 Mestrado em Educação Minter - Presencial BaixarVisualizar
20/3/2019 - Edital 4/2019 Mestrado em Educação Minter - Presencial BaixarVisualizar
28/8/2019 - Edital 12/2019 Mestrado em Educação Minter - Presencial BaixarVisualizar
30/4/2019 - Termo Aditivo 1: prorroga inscrições Referente Edital 4/2019 - Mestrado em Educação Minter - Presencial BaixarVisualizar

Editais de Classificados

Não há editais para este processo no momento

Docentes

Conheça os docentes do Mestrado em Educação Minter, organizados por Linha de Pesquisa.

Educação, História e Política

Gilvan Luiz Machado Costa
Doutor em Educação (2004)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
Temas de orientação: Política Educacional. Trabalho docente e valorização dos Profissionais da Educação. Ensino médio no Brasil.
E-mail: gilvan.costa@unisul.br
Currículo

Leonete Luzia Schmidt
Doutora em Educação (2006)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) – SP – Brasil
Temas de orientação: História da educação. História dos métodos e práticas da alfabetização. Políticas e práticas para os anos iniciais do ensino fundamental.
E-mail: leonete.schmidt@unisul.br
Currículo

Relações Culturais e Históricas da Educação

Luciane Pandini Simiano
Doutora em Educação (2015)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) – Brasil
Temas de orientação: Educação e Infância. Relações entre infância, experiência e narrativa na educação. A especificidade da educação de bebês em espaços coletivos. Docência na Educação Infantil. Formação de professores da Educação Infantil.
E-mail: luciane.simiano@unisul.br
Currículo

Tânia Mara Cruz
Doutora em Educação (2004)
Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
Temas de orientação: educação formal e não formal e relações de gênero/étnico-raciais. Sexualidade e orientação sexual na escola. Construção de masculinidades e feminilidades em culturas infantis e juvenis. Ensino Superior, gênero e raça-etnia. Formação de professores e relações de gênero.
E-mail: tania.cruz@unisul.br
Currículo

Educação em Ciências

Fátima Elizabeti Marcomin
Doutora em Ecologia (2002)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Brasil
Temas de orientação: Educação ambiental. Percepção socioambiental. Abordagens teórico-metodológicas em Educação Ambiental. Epistemologia e Educação Ambiental. Formação de educadores ambientais.
E-mail: fatima.marcomin@unisul.br
Currículo

Yalin Brizola Yared
Doutora em Educação (2016)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Brasil
Temas de orientação: desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências e Biologia; ensino de Ciências e Biologia com ênfase nas temáticas: ‘ser humano e saúde’, ‘sexualidade e educação sexual’, ‘tecnologia e sociedade’; formação inicial e continuada de professores/as que ensinam Ciências e Biologia; metodologias didático-pedagógicas inovadoras emancipatórias para o ensino de Ciências e Biologia.
E-mail: yalin.yared@unisul.br
Currículo

Josélia Euzébio da Rosa
Doutora em Educação (2012)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Brasil
Temas de orientação: fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática. Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores. Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.
E-mail: joselia.rosa@unisul.br
Currículo

Pesquisa

Grupos de Pesquisa

O PPGE possui 4 grupos de pesquisas certificados pelo CNPq.

Grupo de Educação, Infância e Gênero (Gedig)
Líder: Luciane Pandini Simiano, doutora
Vice-líder: Tânia Mara Cruz, doutora
Saiba mais sobre o Gedig

Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPaP-AE)
Líder: Fátima Elizabeti Marcomin, doutora
Saiba mais sobre o AnPaP

Política e Gestão da Educação
Líder: Maria da Graça Bollmann, doutora
Vice-líder: Clóvis Nicanor Kassick, doutor
Saiba mais sobre o Grupo

Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)
Lider: Josélia Euzébio da Rosa, doutora
Saiba mais sobre o Grupo

Projetos de Pesquisa em andamento

Educação, História e Política no Brasil e na América Latina

A criança durante o processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma
Resumo: O objetivo é compreender os aspectos sociais, econômicos e pedagógicos que determinam o perfil das crianças das classes de alfabetização (1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental) que não acompanham o processo de alfabetização em relação a aprendizagem da leitura e da escrita das escolas públicas da região sul de Santa Catarina.
Coordenação: Leonete Luzia Schmidt, doutora
Integrantes do PPGE: Letícia Carneiro Aguiar, doutora e Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Financiamento: Observatório de Educação – Capes

A instrução pública elementar em Santa Catarina no século XIX: análise do processo de organização das escolas e dos modelos pedagógicos instituídos
Coordenação: Leonete Luzia Schmidt, doutora

Ensino médio e trabalho docente em escolas públicas: configurações e perspectivas
Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: CNPq

Metodologia para elaboração de Currículo de Referência para os cursos técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil
Coordenação: Clóvis Nicanor Kassick, doutor
Financiamento: Ministério da Educação / FNDE

Programa Marco Inter Universitário para a Equidade e a Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina
Coordenação: Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Integrantes do PPGE: Christian Muleka Mwewa, doutor e Letícia Carneiro Aguiar, doutora
Financiamento: Projeto Alfa III / União Européia

Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas
Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, Doutor /Marcos Edgar Bassi, doutor (UFPR)
Financiamento: Observatório de Educação – Capes

Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica em Santa Catarina
Coordenação: Marcos Edgar Bassi, doutor (UFPR)

Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN
Coordenação: Marcos Edgar Bassi (UFPR)
Integrante do PPGE: Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Financiamento: Observatório de Educação – Capes

Trabalho docente no ensino médio de educação geral nos estados brasileiros: um estudo comparado entre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul
Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: FAPESC

Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina – Projeto encerrado
Coordenação: Leonete Luzia Schmidt, doutora
Integrantes do PPGE: Letícia Carneiro Aguiar, doutora e Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Financiamento: Observatório de Educação – Capes

Educação e Movimentos Sociais: a contribuição dos Fóruns Mundiais de Educação às Políticas Educativas Brasileiras – Projeto encerrado
Coordenação: Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Integrante do PPGE: Letícia Carneiro Aguiar, doutora
Financiamento: Cyted

Formação de Professores na Educação a Distância no Estado de Santa Catarina: entre proposições e realizações – Projeto encerrado
Coordenação: Letícia Carneiro Aguiar, doutora

Formação pedagógica continuada dos docentes para a educação superior: a contribuição do programa de profissionalização pedagógica continuada dos professores da Unisul – Projeto encerrado
Coordenação: Clóvis Nicanor Kassick, doutor

Trabalho docente no ensino fundamental e médio no Estado de Santa Catarina – Projeto encerrado
Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: Prosup

Trabalho docente no ensino médio nos Estados Brasileiros: um estudo comparado entre Santa Catarina e Minas Gerais – Projeto encerrado
Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: CNPq

Relações Culturais e Históricas na Educação

Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina
Resumo: É uma rede articulada em conjunto Unisul e a equipe do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC, e pesquisadores/as da Uniplac, UFFS. Na Unisul conta com subprojetos: Gênero e raça-etnia: o recreio da educação infantil e séries iniciais como espaço de vivência para novas relações sociais, Tubarão/SC; Formação de Professores/as e Diversidade Sexual na Educação Básica – Tubarão/SC.
Coordenação: Tânia Mara Cruz, doutora
Financiamento: Fapesc

Formação docente: gênero nos currículos dos cursos de pedagogia nas Universidades Federais no Brasil
Resumo: O desenvolvimento do projeto visa identificar nos currículos dos cursos de pedagogia das universidades federais do país, as bases científicas, disciplinares e conceituais que subjazem à organização das matrizes curriculares, bem como desvelar o lugar que a categoria gênero ocupa ao longo do processo formativo oferecido pelos cursos de pedagogia.
Coordenação: Márcia Buss-Simão
Financiamento: CNPq

O Museu das Crianças do Brasil
Coordenação: Vera Lúcia Chacon Valença, doutora

Mediações Culturais, Formação: Teoria Crítica e Estudos Culturais: procura ampliar algumas indicações apontadas nos nossos estudos realizados no mestrado e doutorado
Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutor
Financiamento: CNPq

Memórias da Infância:subsídios para a criação da trupe da memória do Museu das Crianças do Brasil
Coordenação: Vera Lúcia Chacon Valença, doutora

Mulheres Pescadoras e os desafios diante do desenvolvimento territorial (Local): bolsa família, geração de rende e alternativas socioeconômicas
Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutor
Financiamento: CNPq

As políticas nacionalizadoras do governo Vargas frente aos imigrantes: um olhar sobre os caminhos de silenciamento – Projeto Encerrado
Coordenação: Neide Almeida Fiori, doutora (in memoriam)

Capoeira: cultura, formação objetiva do sujeito no contexto da manifestação cultural – Projeto Encerrado
Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutor

Educação e cultura: a discriminação no cotidiano escolar – Projeto Encerrado
Resumo: Balanço da produção acadêmica no período de 1990 – 2010 sobre Gênero, Orientação Sexual e Preconceito entre crianças das séries iniciais (6 a 10 anos); Subprojeto: Mídia e educação nas séries iniciais: significações sobre gênero e raça/etnia no cotidiano escolar e possíveis (re)significações a partir da leitura de filmes da Mônica.
Coordenação: Tânia Mara Cruz, doutora

Educação, Formação e Mediações Culturais – Projeto Encerrado
Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutor

Educação para a cidadania global: parcerias Brasil – Cabo Verde – Projeto Encerrado
Coordenação: Neide Almeida Fiori, doutora (in memoriam)
Financiamento: CNPq

Inclusão escolar. Subjetividade e linguagem na infância – Projeto Encerrado
Coordenação: Tânia Mara Cruz, doutora

Memórias e imagens: um estudo sobre as escolas catarinenses – Projeto Encerrado
Coordenação: Neide Almeida Fiori, doutora (in memoriam)

Educação em Ciências

A formação em e para a educação ambiental no contexto dos processos educativos formais
Coordenação: Fátima Elizabeti Marcomin, doutora

A percepção ambiental vista sob diferentes lugares, modos e olhares: um estudo à luz dos fenômenos e processos
Coordenação: Fátima Elizabeti Marcomin, doutora

Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia
Coordenação: Josélia Euzebio da Rosa, doutora
Financiamento: CNPq

Proposições de Davýdov e seus colaboradores para o ensino de matemática
Coordenação: Josélia Euzébio da Rosa, doutora

Fundamentos Metodológicos e Teóricos das Disciplinas Escolares no Ensino Regular e Modalidades da Educação
Histórias de Vida de Estudantes de Proeja – Projeto Encerrado
Coordenação: André Boccasius Siqueira, doutor

Fale Conosco

Secretaria do Curso
Daniela Leandro Eufrazio

Telefone: (48) 3621 3367
E-mail: ppgemestrado@unisul.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Local das aulas

Veja como chegar no local de realização do Mestrado em Educação Minter, na cidade de Maceió, Alagoas.

 

Faculdade de Tecnologia de Alagoas/FAT/AL
Endereço: Av. Antônio Lisboa de Amorim, 220 – Antares
Maceió – Alagoas

Fone/Fax: (82) 3328 7000
Site: http://www.fat-al.edu.br

Coordenação

Coordenadores do Curso

Gilvan Luiz Machado Costa
Doutor e coordenador do PPGE
Fone: (48) 3621 3366

Mario Cesar Jucá
Doutor, diretor de Pesquisa e Pós-graduação da FAT e coordenador operacional do Projeto Minter
Fone: (82) 3328 7000
E-mail: maceju@uol.com.br

Mensalidades

24x de R$ 1.560,00

Taxa de inscrição: R$ 100,00.

Valores válidos para a turma ingressante no ano de 2019.

O valor da matrícula no curso corresponde ao pagamento da parcela.

Esses valores podem sofrer ajustes anuais previamente aprovados pelo Consun.

Loading...