Cursos Presenciais

Mestrado

Mestrado em Ciências da Saúde

Mestrado em Ciências da Saúde

Duração: 24 meses

O Mestrado em Ciências da Saúde propicia formação integral e continuada de qualidade, possibilitando ao estudante interagir e contribuir qualitativamente com as demandas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Vagas disponíveis

Modalidade

Presencial

Campi

Campus Tubarão e Campus Pedra Branca

Duração

24 meses

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

Logotipo do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unisul - Conceito Capes 4As qualificações previstas no Mestrado em Ciências da Saúde são preponderantes para o aperfeiçoamento intelectual dos profissionais, tendo em vista o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do Brasil, da região e dos municípios.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Mestrado Acadêmico – da Unisul, área de avaliação/CAPES Medicina II conceito 5, contempla as seguintes áreas:

  • Doenças Infeciosas e Parasitárias/Infectologia;
  • Patologia;
  • Pediatria/Saúde Materno-Infantil;
  • Neurologia/Neurociências;
  • Psiquiatria/Saúde Mental;
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagens;
  • Hematologia;
  • Reumatologia;
  • Alergologia.

Aborda aspectos como diagnóstico, prevenção, terapêutica, controle e profilaxia das doenças e agravos à saúde humana.

O Mestrado em Ciências da Saúde propicia formação integral e continuada de qualidade, possibilitando ao estudante interagir e contribuir qualitativamente com as demandas locais, regionais, nacionais e internacionais.

O curso tem duração de 24 meses. As aulas são presenciais e em módulos semanais.

As inscrições são em fluxo contínuo e a seleção é baseada em um plano de trabalho e carta de aceite expedida por um professor do Programa.

Os egressos, finalizando o Curso, deverão apresentar:

  • formação crítica, reflexiva e ética, com base em conhecimentos técnico-científicos;
  • capacidade para atuação em docência;
  • capacidade para atuação em pesquisa com geração de conhecimento na área das Ciências da Saúde.

 

Grade curricular

Acessar

Como ingressar – Seleção Discente

Abaixo você tem acesso às datas e informações sobre a seleção. Para mais detalhes e mais informações, acesse o Edital Nº 22/2019.

Ingresso em maio
Homologação das inscrições: 22/4/2020
Divulgação dos classificados: 29/4/2020
Matrícula: 4/5/2020

Ingresso em agosto
Homologação das inscrições: 22/7/2020
Divulgação dos classificados: 29/7/2020
Matrícula: 3/8/2020

Ingresso em outubro
Homologação das inscrições: 16/9/2020
Divulgação dos classificados: 23/9/2020
Matrícula: 28/9/2020

Documentos

Para se inscrever, o candidato precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido (1 via impressa);
  • RG e CPF (cópia)*;
  • Diploma do curso de Graduação*;
  • Curriculum Vitae Lattes documentado;
  • Proposta de Plano de Trabalho conforme Apêndice B do Edital;
  • Carta de Aceite do futuro orientador conforme Apêndice C;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (o boleto é impresso ao final da inscrição online).
    * fotocópia autenticada

Observações: o candidato deverá encaminhar a documentação para o endereço informado no item 1.3 do Edital de Oferta, até a data e os locais estipulados no edital. O não cumprimento dessa data, eliminará automaticamente o candidato do processo seletivo.

Seleção

Após realizar sua inscrição e enviar os documentos, aguarde a divulgação das inscrições homologadas.

A homologação é realizada por banca especificamente designada para este fim, por meio da avaliação da proposta de plano de trabalho apresentada a um professor permanente do PPGCS e consequente concessão de Carta de Aceite do futuro orientador.

Matrícula

Os candidatos com inscrição homologada deverão matricular-se na data e local estabelecido no Edital de Oferta.

Benefícios PROSUC/CAPES e FAPESC

Será disponibilizado 01 benefício correspondente a 20 cotas remanescentes da bolsa da FAPESC para o Mestrado. As inscrições deverão ser feitas no período de 15 de maio de 2020 a 24 de maio de 2020, pelo endereço eletrônico: comissaobolsasppgcs@gmail.com.

Editais de Oferta do Mestrado em Ciências da Saúde

TítuloDescriçãoBaixar
10/12/2019 - Edital 22/2019 Mestrado em Ciências da Saúde BaixarVisualizar

Área de concentração

Área de Concentração
O Mestrado em Ciências da Saúde tem como área de concentração as Ciências da Saúde.

Essa área de concentração é dirigida à qualificação teórico-metodológica de docentes e profissionais da área da saúde e áreas correlatas, para o exercício da atividade de ensino e pesquisa, no campo do conhecimento da saúde humana.

Linhas de Pesquisa
Conheça as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa

Agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças e agravos à saúde de origem infecciosa, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.

Investigação de agravos crônicos à saúde

Agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e outros agravos crônicos à saúde, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.

Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde

Agrega pesquisadores interessados em realizar investigações pré-clínicas e clínicas relacionadas ao desenvolvimento e à avaliação da atividade biológica de extratos, fármacos, formas farmacêuticas de liberação modificada e produtos odontológicos, bem como estudos de utilização e uso racional de medicamentos.

Neurociências

Agrega pesquisadores interessados em estudos pré-clínicos e clínicos direcionados à investigação de mecanismos fisiopatológicos de distúrbios que acometem o sistema nervoso, visando prevenção, diagnóstico e tratamento.

Docentes

O quadro de docentes do Mestrado em Ciências da Saúde conta com 15 professores. Conheça os temas de pesquisa de cada um e acesse o currículo:

Anna Paula Piovezan, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos crônicos à saúde”, “Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde” e “Neurociências”. Desenvolve pesquisas pré-clínicas e clínico-epidemiológicas, com especial interesse nos temas de farmacologia da dor e da inflamação, resolução de inflamação e fitoterapia.
E-mail: anna.piovezan@unisul.br
Currículo

Betine Pinto Moehlecke Iser, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Investigação de agravos crônicos à saúde”. Tem experiência em pesquisas de base populacional e inquéritos de saúde voltados à epidemiologia de doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco e proteção à saúde. Tem interesse no desenvolvimento de estudos epidemiológicos e de análise de bases de dados nacionais, ligados às áreas de doenças crônicas como diabetes mellitus, hipertensão arterial e neoplasias, e também de saúde materno-infantil, incluindo o processo gestacional, parto e nascimento.
E-mail: betine.iser@unisul.br
Currículo

Clarissa Martinelli Comim, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Investigação de agravos crônicos à saúde”. Estuda eventos relacionados ao neurodesenvolvimento e suas consequências ao longo da vida, incluindo a reatividade imunológica, a prematuridade e os fatores sensório-motores. Tem interesse em estudos de novas estratégias terapêuticas para reversão de sequelas neuropsiquiátricas, neurodegenerativas e neuropsicomotoras.
E-mail: clarissa.comim@unisul.br
Currículo

Daisson José Trevisol, doutor
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos crônicos à saúde”, “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde”. Tem experiência na orientação de estudos clínico-epidemiológicos com ênfase em uso de medicamentos, hipertensão e obesidade de origem infecciosa por adenovírus 36. Tem interesse em estudos de utilização e uso racional de medicamentos e pesquisa clínica com produtos e medicamentos, além de revisões sistemáticas e metanálises.
E-mail: daisson.trevisol@unisul.br
Currículo

Daniel Fernandes Martins, doutor
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Investigação de agravos crônicos à saúde”. Estuda os mecanismos periféricos e centrais de dor crônica por meio de estudos pré-clínicos e clínicos. Os temas de principal interesse são: estudos dos mecanismos neurobiológicos de terapias físicas e integrativas, tais como exercício físico, terapia manual, incluindo mobilizações e manipulações articulares, prática neurossensorial (PNS) e microfisioterapia; eletrotermoterapia envolvendo dispositivos de estimulação elétrica, laser, LEDT e biocerâmicas; estimulação audiovisual e transcraniana, na busca de dispositivos inovadores na saúde.
E-mail: daniel.martins4@unisul.br
Currículo

Eliane Silva de Azevedo Traebert, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Investigação de agravos crônicos à saúde”. Trabalha na área de epidemiologia desenvolvendo estudos de base populacional, com ênfase na temática da obesidade infantil. Desenvolve pesquisas clínicas envolvendo especialidades da área da saúde.
E-mail: eliane.traebert@unisul.br
Currículo

Fabiana Schuelter Trevisol, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde”. Tem experiência na orientação de estudos clínico-epidemiológicos com ênfase em HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Tem interesse em estudos de utilização e uso racional de medicamentos e pesquisa clínica com produtos e medicamentos.
E-mail: fabiana.trevisol@unisul.br
Currículo

Fabricia Cardoso Petronilho, doutora
Temas de orientação: atua na linha de pesquisa “Neurociências” com foco na investigação do comprometimento da funcionalidade do sistema nervoso central na sepse e inflamação sistêmica.
E-mail: fabricia.petronilho@unisul.br
Currículo

Franciane Bobinski, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos crônicos à saúde” e “Neurociências” nas áreas pré-clínica e clínica. O principal tema de estudo são os mecanismos neuroinflamatórios em lesões e doenças do sistema nervoso central e periférico, bem como, o potencial analgésico, anti-inflamatório e pró-resolutivo de terapias não farmacológicas, com ênfase no exercício físico. Estuda também os processos moleculares da hipotrofia muscular e de novos alvos terapêuticos para melhora do trofismo e força muscular em doenças crônicas inflamatórias.
E-mail: franciane.bobinski@unisul.br
Currículo

Gislaine Tezza Rezin, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Investigação de agravos crônicos à saúde” enfocando a investigação de mecanismos neuroinflamatórios e neuroquímicos envolvidos na fisiopatologia da obesidade, bem como no estudo de substâncias utilizadas no tratamento dessa doença.
E-mail: gislaine.rezin@unisul.br
Currículo

Jefferson Luiz Traebert, doutor
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Investigação de agravos crônicos à saúde”. Desenvolve pesquisas clínico-epidemiológicas, especialmente ensaios clínicos e coortes de base populacional envolvendo especialidades da área da saúde. Atua em estudos de carga de doença e epidemiologia do curso de vida.
E-mail: jefferson.traebert@unisul.br
Currículo

Jefferson Ricardo Pereira, doutor
Temas de orientação: atua nas linhas de “Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde” e de “Investigação de agravos crônicos à saúde”. Desenvolve trabalhos de pesquisa em biomateriais com enfoque em propriedades físicas, químicas, biológicas e estéticas dos materiais odontológicos utilizados para prótese dentária, dentística restauradora, implantodontia e estética. Desenvolve pesquisas com enfoque em medicina bucal e agravos à saúde geral relacionadas à saúde bucal.
E-mail: jefferson.pereira@unisul.br
Currículo

Josiane Somariva Prophiro, doutora
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa” e “Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde”. Desenvolve pesquisas sobre bioecologia, controle e resistência de vetores de importância médica e veterinária, assim como, doenças infecciosas e parasitárias.
E-mail: josiane.prophiro@unisul.br
Currículo

Maicon Roberto Kviecinski, doutor
Temas de orientação: atua nas linhas de pesquisa “Investigação de agravos crônicos à saúde” e “Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde” com enfoque em etnofarmacologia e quimiossistemática, nas áreas de cancerologia e dermatologia.
E-mail: maicon.kviecinski@unisul.br
Currículo

Rafael Mariano de Bitencourt, doutor
Temas de orientação: atua na linha de pesquisa “Neurociências” desenvolvendo estudos relacionados à compreensão do sistema endocanabinóide e suas possibilidades terapêuticas. Tem interesse na perspectiva da integração entre as neurociências e a psicologia, desde estudos pré-clínicos a estudos clínicos.
E-mail: rafael.bitencourt2@unisul.br
Currículo

Discentes

Grupos de Pesquisa

Conheça os grupos e projetos de pesquisa em andamento do Mestrado em Ciências da Saúde:

Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde
Jefferson Luiz Traebert, doutor
Saiba mais sobre o Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde

Grupo de pesquisa em Biomateriais Odontológicos (Nupebio)
Jefferson Ricardo Pereira, doutor
Saiba mais sobre o Nupebio

Grupo de Pesquisa em Neurobiologia de Processos Inflamatórios e Metabólicos (Neuroimet)
Jucélia Jeremias Fortunato, doutora
Fabricia Petronilho, doutora
Saiba mais sobre o Neuroimet

Grupo de Pesquisa em Neurociências e Farmacologia (Neurofar)
Daniel Fernandes Martins, doutor
Anna Paula Piovezan, doutora
Franciane Bobinski, doutora
Saiba mais sobre o Neurofar

Grupo de pesquisa em neurodesenvolvimento da infância e adolescência (Neuroped)
Clarissa Martinelli Comim Cassol, doutora
Saiba mais sobre o Neuroped

Grupo de pesquisa em Produtos Naturais (Grupnat)
Anna Paula Piovezan, doutora
Saiba mais sobre o Grupnat

Grupo de Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica (Tecfarma)
Luiz Alberto Kanis, doutor
Saiba mais sobre o Tecfarma

Grupo de Pesquisa e Imunoparasitologia (Impar)
Josiane Somariva Prophiro, doutora
Luiz Alberto Kanis, doutor
Saiba mais sobre o Impar

Grupo de Pesquisa em Alergia, Inflamação e Doenças Infecciosas (Alindi)
Aline Daiane Schlindwein, doutora
Maicon Roberto Kviecinski, doutor
Saiba mais sobre o Alind

Grupo de Pesquisas Clínicas e Epidemiológicas em Saúde
Betine Pinto Moehlecke Iser, doutora
Daisson José Trevisol, doutor
Fabiana Schuelter Trevisol, doutora
Saiba mais sobre o Grupo

Dissertações

O curso de Mestrado em Ciências da Saúde, desde 2011, forma mestres e desenvolve estudos e pesquisas no campo do conhecimento da saúde humana.

São mais de 80 dissertações defendidas desde então, que nos diversos temas e linhas de pesquisas do Curso evidenciam a qualidade do ensino e principalmente dos profissionais que iniciam na docência e no mercado de trabalho.

Atualmente, as dissertações vem sendo publicadas e disponibilizadas para consulta e para download, no Riuni, o Repositório Institucional da Unisul. O Riuni tem o principal objetivo de gerenciar toda a produção intelectual da Universidade, visando a preservação e visibilidade das publicações.

Como acessar as dissertações no Riuni?

Acessando o Riuni, você tem à disposição diversas formas de consulta às dissertações já defendidas, com opção inclusive para fazer download do trabalho completo, desde que já tenha sido disponibilizado pelo autor.

É possível pesquisar por área de conhecimento, autor, título do trabalho, orientador, coorientador, entre outras opções que você encontra no menu lateral da Plataforma.

Escolha o filtro e faça sua consulta!

Acesso às dissertações no Riuni

Bancas

Bancas de Qualificação

Documentos e Links

TítuloDescriçãoBaixar
Anais - I Evento Científico I Evento Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unisul: Comemoração dos 10 anos BaixarVisualizar
Modelo de Dissertação Modelo de dissertação - PPGCS Baixar
Projeto Pedagógico Projeto pedagógico - PPGCS BaixarVisualizar
Regimento Interno Regimento interno - PPGCS BaixarVisualizar

Fale Conosco
Secretaria do Curso em Tubarão

Silvane Cauz

Fone: (48) 3621 3363
E-mail: ppgcs@unisul.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, e das 13h30min às 18h.

Secretaria do Curso na Pedra Branca

Caroline Corrêa da Cruz

Fone: (48) 3279 1167
E-mail: ppgcs.pb@unisul.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h, e das 13 às 17h.

Visite nossa página no Facebook

Visite nosso perfil no Instagram

Coordenação

Jefferson Luiz Traebert

  • Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Especialista em Saúde Coletiva, Odontopediatria e Implantodontia.
  • Mestre pela Universidade de Londres – Inglaterra.
  • Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Pós-Doutor pela Universidade de Toronto – Canadá.
  • Professor das disciplinas de Epidemiologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Curso de Medicina.

Ver Currículo Lattes

Mensalidades

A consultar

Taxa de inscrição: R$ 100,00

Consultar a Secretaria do curso sobre o valor da mensalidade média.

Fone: (48) 3621 3363
E-mail: ppgcs@unisul.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, e das 13h30min às 18h.

Left Menu Icon