Cursos Presenciais

Mestrado

Mestrado em Ciências Ambientais

Mestrado em Ciências Ambientais

Duração: Mínima 12 meses

Um curso que aprimora a relação entre tecnologia, natureza e sociedade.

Vagas disponíveis

Modalidade

Presencial

Campi

Campus Tubarão e Campus Pedra Branca

Duração

Mínima 12 meses

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

Com os enormes desafios ambientais enfrentados pelo Centro-Sul catarinense, tornou-se frequente o uso e apropriação irresponsável de recursos naturais, eventos extremos e falta de planejamento urbano, fazendo surgir a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da população.

logotipo do PPGCA - Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unisul

Contato com o Programa

Telefone: (48) 3279 1556
E-mail: ppgca@unisul.br

O Mestrado em Ciências Ambientais da Unisul se desenvolveu com o objetivo de entender os processos de mudanças passadas e presentes, bem como planejar novos caminhos de desenvolvimento, integrando a sociedade, tecnologias e ambiente. Visa, ainda, intervir regionalmente de forma crítica, reflexiva e ética na busca do desenvolvimento mais sustentável e no uso de tecnologias limpas.

Voltado para profissionais de diferentes origens, o curso integra o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, que visa gerar e ampliar conhecimentos, estimular a criatividade científica e tecnológica na área das Ciências Ambientais, buscando o desenvolvimento mais sustentável e o uso de tecnologias limpas.

O egresso do curso apresenta, como características:

  • Visão interdisciplinar, sólida formação técnica, crítica e integradora, reflexiva e ética.
  • Capacidade de identificar e gerenciar problemas socioambientais com atuação dinâmica e criativa, buscando soluções sustentáveis.

Matriz curricular

Acessar

Como Ingressar (Seleção de Discentes 2020)

O período para inscrição será em fluxo contínuo, de março a outubro de 2020. O processo seletivo será realizado em três etapas, como segue.

  • 1ª etapa – Análise da documentação.
  • 2ª etapa – Análise e pontuação do currículo Lattes documentado. A nota obtida nesta etapa terá peso 7.
  • 3ª etapa – Entrevista e arguição. A entrevista e arguição do candidato focarão: o currículo Lattes, a justificativa da escolha da linha de pesquisa, a ideia de projeto e as expectativas do candidato em relação ao Programa. A nota obtida nesta etapa terá peso 3.

Consulte o Edital de Oferta para conhecer todas as orientações do processo seletivo.

Classificados e aprovados

Consulte os Edital de Classificados para conhecer os homologados e aprovados na Seleção Discente.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração

O Mestrado em Ciências Ambientais tem como área de concentração Tecnologia, Ambiente e Sociedade.

Tomando a tecnologia como elemento de ligação entre abordagens ambientais e sociais, a área está focada nas relações entre os processos tecnológicos, a natureza e a sociedade, com a criação de mecanismos consistentes para a construção de soluções ambientais responsáveis, por meio de uma perspectiva interdisciplinar complexa, mas eminentemente necessária

Linhas de Pesquisa

Tecnologia & Ambiente: a linha investiga os processos naturais e de que forma o homem afeta e responde ao ambiente, em diversas escalas de tempo. Esta linha está interessada em avaliar os aspectos ambientais das tecnologias, sejam elas tradicionais, ou aquelas valorizadas e aperfeiçoadas com a adoção de novas práticas e tecnologias consorciadas.

Tecnologia & Sociedade:  a linha busca avaliar e desenvolver tecnologias, e investigar estratégias de transferência tendo em vista suas interações socioambientais. A ênfase recai nos processos produtivos mais eficientes e sustentáveis, e na minimização dos problemas decorrentes da relação sociedade e natureza.

Seleção para Bolsistas

Consulte o edital com as condições de inscrição e de seleção de bolsa aos candidatos selecionados no EDITAL PROAC Nº 24/2020 – Fluxo Contínuo do PPGCA.

Resultado do Processo Seletivo

 

 

 

Discentes

Docentes
Ana Regina de Aguiar Dutra

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre processos produtivos eficientes e sustentáveis: sustentabilidade das organizações, uso sustentável dos recursos humanos, condições de trabalho saudáveis e seguras. Tem interesse, ainda, em temas como logística reversa e análise do ciclo de vida do produto.
E-mail: ana.dutra@unisul.br

Anelise Leal Vieira Cubas

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Pesquisa o desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas ao tratamento, minimização e valoração de resíduos dos processos produtivos, destacando-se a aplicação de tecnologias de plasma térmico e plasma frio para tratamento e remediação de resíduos e produção de novos materiais a partir de resíduos como biodiesel.
E-mail: anelise.cubas@unisul.br

Elisa Helena Siegel Moecke

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Pesquisa fontes alternativas e processos produtivos de biocombustíveis (biodiesel e bioetanol) de 2ª e 3ª geração. Tecnologias emergentes como plasma frio. Biotecnologia de microalgas. Qualidade de águas superficiais: investigar os processos naturais e ambientes afetados pelo homem.
E-mail: elisa.moecke@unisul.br

Jair Juarez João

Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Vêm estudando novos métodos para o desenvolvimento e imobilização de microrganismos e/ou enzimas com aplicações na resolução de problemas ambientais e industriais, tendo como principais objetivos: a) explorar novas metodologias para aplicações de microrganismos e enzimas no tratamento de efluentes domésticos e industriais; b) utilizar microrganismos e/ou enzimas seletivas para remediação de compostos orgânicos em águas residuais e em resíduos sólidos; d) desenvolver processos eletroquímicos acoplados a biorreator aplicados ao tratamento de efluentes industriais; e) remediação de passivo ambiental através da produção biotecnológica de compostos orgânicos mais sustentáveis.
E-mail: jair.joao@unisul.br

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Atua na temática do desenvolvimento Sustentável e os seus interesses de pesquisa residem principalmente nos Nexos Água-Energia e Alimentos, no contexto das Estratégias de Mitigação das Mudanças Climáticas Globais, Educação Ambiental e Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Justiça Ambiental e Cidades Sustentáveis.
E-mail: baltazar.guerra@unisul.br

Josiane Somariva Prophiro

Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Desenvolve trabalhos nas linhas de pesquisa de bioecologia, controle e resistência de vetores de importância médica e veterinária, assim como, doenças infecciosas e parasitárias. Tem interesse na relação de alterações ambientais sobre a bioecologia e desenvolvimento de vetores.
E-mail: josiane.prophiro@unisul.br

Karine Modolon Zepon

Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Atua no desenvolvimento de novos materiais e sistemas destinados à mitigação e controle ambiental. Tem interesse em: a) síntese verde de nanopartículas metálicas; b) desenvolvimento de sistemas adsorventes para remoção de poluentes aquáticos; e c) uso de materiais de fonte renovável e resíduos agroindustriais na elaboração de materiais com aplicação nas áreas de saúde e ambiental.
E-mail: karine.zepon@unisul.br

Rachel Faverzani Magnago

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Desenvolve estudos sobre a preparação e modificação de materiais e seus impactos no ambiente e na sociedade. Tem interesse na reutilização de rejeitos industriais e agropecuários, bem como em fontes renováveis, com foco no desenvolvimento tecnológico e sustentável.
E-mail: rachel.magnago@unisul.br

Rodrigo Rodrigues de Freitas

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre governança ambiental e análise institucional a partir da abordagem dos recursos de uso comum (commons). Tem interesse nas seguintes temáticas de investigação: sistemas socioecológicos, pesca artesanal, áreas protegidas e conservação da biodiversidade.
E-mail: rodrigo.freitas3@unisul.br

Rogerio Santos da Costa

Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Atua na temática da Transferência de Tecnologia e seus impactos socioeconômicos e ambientais, bem como nas implicações teórico-empíricas das tecnologias, políticas públicas, relações internacionais, governança e desenvolvimento na relação histórica entre sociedade e ambiente.
E-mail: rogerio.costa@unisul.br

Sérgio Antonio Netto

Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Desenvolve estudos sobre os processos naturais e humanos moduladores da biodiversidade do bentos estuarino e marinho.
E-mail: sergio.netto@unisul.br

 

Seleção para Docentes

A seleção de docentes está com inscrições abertas até 5/5/2020.

O resultado da primeira etapa será divulgado em 6/2/2020 .

TítuloDescriçãoBaixar
10/2/2020 - Edital PPGCA Nº 03/2020 Resultado Final do Processo Seletivo Docente BaixarVisualizar
7/2/2020 - Edital PPGCA Nº 02/2020 Edital de resultado da pontuação em Mestrado em Ciências Ambientais BaixarVisualizar
6/2/2020 - Edital PPGCA Nº 1/2020 Homologação do Processo Seletivo para Docentes BaixarVisualizar
6/2/2020 - Portaria PPGCA Nº 1/2020 Constitui a Comissão Examinadora do Processo Seletivo para Docentes BaixarVisualizar
03/01/2020 - Edital 001/2020 Pós-graduação em Ciências Ambientais e Graduações correlatas BaixarVisualizar

Egressos

TítuloDescriçãoBaixar
Egressos Egressos da primeira turma BaixarVisualizar

Grupos de Pesquisa

Grupo Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC)
Rodrigo Rodrigues de Freitas
Conheça as pesquisas acessando o Blog do Grupo

Grupo de Catálise Enzimática e Síntese Orgânica (Grucenso)
Jair Juarez João

Grupo de Pesquisa Interdisciplinar (Gipart)
Rogério Santos da Costa
Conheça as pesquisas acessando o Facebook do Grupo

Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens)
José Baltazar Andrade Guerra

Grupo de Pesquisa em Imunoparasitologia (Impar)
Josiane Somariva Prophiro
Conheça as pesquisas acessando o Instagram do Grupo

Grupo de Pesquisa em Tecnologias Limpas em Sistemas Produtivos Sustentáveis (TecLimp)
Anelise Cubas, Ana Regina Dutra e Elisa Siegel Moecke

Grupo de Pesquisa Materiais Ativos
Rachel Magnago

Laboratório de Ciências Marinhas (LCM)
Sérgio Netto e Patrícia Eichler
Conheça as pesquisas acessando o Facebook do Grupo

Dissertações e Publicações

Desde 2017 o Mestrado em Ciências Ambientais forma mestres e desenvolve estudos e pesquisas no campo de tecnologias, ambiente e sociedade. Visa, ainda, intervir regionalmente de forma crítica, reflexiva e ética na busca do desenvolvimento mais sustentável e no uso de tecnologias limpas.

Desde então, já são cerca de 10 dissertações defendidas, que nos diversos temas e linhas de pesquisas do programa evidenciam a qualidade do ensino e principalmente dos profissionais que iniciam na docência e no mercado de trabalho.

Atualmente, as dissertações vêm sendo publicadas e disponibilizadas para consulta e para download, no Repositório Institucional da Unisul (Riuni). O Riuni tem o principal objetivo de gerenciar toda a produção intelectual da Universidade, visando a preservação e visibilidade das publicações.

Conheça os temas mais pesquisados pelos discentes do Programa e acesse na íntegra as dissertações já defendidas.

Como acessar as dissertações no Riuni?

Acessando o Riuni, você tem à disposição diversas formas de consulta às dissertações já defendidas, com opção inclusive para fazer download do trabalho completo, desde que já tenha sido disponibilizado pelo autor.

É possível pesquisar por área de conhecimento, autor, título do trabalho, orientador, coorientador, entre outras opções que você encontra no menu lateral da Plataforma.

Acesso às dissertações no Riuni

Publicações Científicas do Mestrado em Ciências Ambientais

TítuloDescriçãoBaixar
Publicações 2018 Mestrado em Ciências Ambientais Unisul BaixarVisualizar
Publicações 2017 Mestrado em Ciências Ambientais Unisul BaixarVisualizar

 

Documentos Úteis

Coordenação

Sérgio Antonio Netto, doutor

Ver Currículo Lattes

Mensalidades

24x de R$ 1.994,13

Também é possível optar por 30x de R$1.654,61.

Left Menu Icon