Mestrado em Ciências Ambientais
Duração: Mínima 12 meses
Um curso que aprimora a relação entre tecnologia, natureza e sociedade.
Inscrições em breve
Tenho InteresseModalidade
Presencial
Campi
Campus Tubarão e Campus Pedra Branca
Duração
Mínima 12 meses
Mensalidades
Ver Valores
Sobre o Curso
Com os enormes desafios ambientais enfrentados pelo Centro-Sul catarinense, tornou-se frequente o uso e apropriação irresponsável de recursos naturais, eventos extremos e falta de planejamento urbano, fazendo surgir a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da população.
O Mestrado em Ciências Ambientais da Unisul se desenvolveu com o objetivo de entender os processos de mudanças passadas e presentes, bem como planejar novos caminhos de desenvolvimento, integrando a sociedade, tecnologias e ambiente. Visa, ainda, intervir regionalmente de forma crítica, reflexiva e ética na busca do desenvolvimento mais sustentável e no uso de tecnologias limpas.
Voltado para profissionais de diferentes origens, o curso integra o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, que visa gerar e ampliar conhecimentos, estimular a criatividade científica e tecnológica na área das Ciências Ambientais, buscando o desenvolvimento mais sustentável e o uso de tecnologias limpas.
O egresso do curso apresenta, como características:
- Visão interdisciplinar, sólida formação técnica, crítica e integradora, reflexiva e ética.
- Capacidade de identificar e gerenciar problemas socioambientais com atuação dinâmica e criativa, buscando soluções sustentáveis.
Matriz curricular
AcessarComo Ingressar (Seleção de Discentes 2020)
O período para inscrição será em fluxo contínuo, de março a outubro de 2020. O processo seletivo será realizado em três etapas, como segue.
- 1ª etapa – Análise da documentação.
- 2ª etapa – Análise e pontuação do currículo Lattes documentado. A nota obtida nesta etapa terá peso 7.
- 3ª etapa – Entrevista e arguição. A entrevista e arguição do candidato focarão: o currículo Lattes, a justificativa da escolha da linha de pesquisa, a ideia de projeto e as expectativas do candidato em relação ao Programa. A nota obtida nesta etapa terá peso 3.
Consulte o Edital de Oferta para conhecer todas as orientações do processo seletivo.
Classificados e aprovados
Consulte os Edital de Classificados para conhecer os homologados e aprovados na Seleção Discente.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração
O Mestrado em Ciências Ambientais tem como área de concentração Tecnologia, Ambiente e Sociedade.
Tomando a tecnologia como elemento de ligação entre abordagens ambientais e sociais, a área está focada nas relações entre os processos tecnológicos, a natureza e a sociedade, com a criação de mecanismos consistentes para a construção de soluções ambientais responsáveis, por meio de uma perspectiva interdisciplinar complexa, mas eminentemente necessária
Linhas de Pesquisa
Tecnologia & Ambiente: a linha investiga os processos naturais e de que forma o homem afeta e responde ao ambiente, em diversas escalas de tempo. Esta linha está interessada em avaliar os aspectos ambientais das tecnologias, sejam elas tradicionais, ou aquelas valorizadas e aperfeiçoadas com a adoção de novas práticas e tecnologias consorciadas.
Tecnologia & Sociedade: a linha busca avaliar e desenvolver tecnologias, e investigar estratégias de transferência tendo em vista suas interações socioambientais. A ênfase recai nos processos produtivos mais eficientes e sustentáveis, e na minimização dos problemas decorrentes da relação sociedade e natureza.
Seleção para Bolsistas 2020/2
Confira nos editais de seleção de bolsistas o regulamento e o resultado final para ingresso com bolsas pelo Edital Proac Nº 24/2020 – Fluxo Contínuo do PPGCA.
Discentes
Docentes
Ana Regina de Aguiar Dutra
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre processos produtivos eficientes e sustentáveis: sustentabilidade das organizações, uso sustentável dos recursos humanos, condições de trabalho saudáveis e seguras. Tem interesse, ainda, em temas como logística reversa e análise do ciclo de vida do produto.
E-mail: ana.dutra@unisul.br
Anelise Leal Vieira Cubas
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Pesquisa o desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas ao tratamento, minimização e valoração de resíduos dos processos produtivos, destacando-se a aplicação de tecnologias de plasma térmico e plasma frio para tratamento e remediação de resíduos e produção de novos materiais a partir de resíduos como biodiesel.
E-mail: anelise.cubas@unisul.br
Elisa Helena Siegel Moecke
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Pesquisa fontes alternativas e processos produtivos de biocombustíveis (biodiesel e bioetanol) de 2ª e 3ª geração. Tecnologias emergentes como plasma frio. Biotecnologia de microalgas. Qualidade de águas superficiais: investigar os processos naturais e ambientes afetados pelo homem.
E-mail: elisa.moecke@unisul.br
Jair Juarez João
Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Vêm estudando novos métodos para o desenvolvimento e imobilização de microrganismos e/ou enzimas com aplicações na resolução de problemas ambientais e industriais, tendo como principais objetivos: a) explorar novas metodologias para aplicações de microrganismos e enzimas no tratamento de efluentes domésticos e industriais; b) utilizar microrganismos e/ou enzimas seletivas para remediação de compostos orgânicos em águas residuais e em resíduos sólidos; d) desenvolver processos eletroquímicos acoplados a biorreator aplicados ao tratamento de efluentes industriais; e) remediação de passivo ambiental através da produção biotecnológica de compostos orgânicos mais sustentáveis.
E-mail: jair.joao@unisul.br
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Atua na temática do desenvolvimento Sustentável e os seus interesses de pesquisa residem principalmente nos Nexos Água-Energia e Alimentos, no contexto das Estratégias de Mitigação das Mudanças Climáticas Globais, Educação Ambiental e Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Justiça Ambiental e Cidades Sustentáveis.
E-mail: baltazar.guerra@unisul.br
Josiane Somariva Prophiro
Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Desenvolve trabalhos nas linhas de pesquisa de bioecologia, controle e resistência de vetores de importância médica e veterinária, assim como, doenças infecciosas e parasitárias. Tem interesse na relação de alterações ambientais sobre a bioecologia e desenvolvimento de vetores.
E-mail: josiane.prophiro@unisul.br
Karine Modolon Zepon
Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Atua no desenvolvimento de novos materiais e sistemas destinados à mitigação e controle ambiental. Tem interesse em: a) síntese verde de nanopartículas metálicas; b) desenvolvimento de sistemas adsorventes para remoção de poluentes aquáticos; e c) uso de materiais de fonte renovável e resíduos agroindustriais na elaboração de materiais com aplicação nas áreas de saúde e ambiental.
E-mail: karine.zepon@unisul.br
Rachel Faverzani Magnago
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Desenvolve estudos sobre a preparação e modificação de materiais e seus impactos no ambiente e na sociedade. Tem interesse na reutilização de rejeitos industriais e agropecuários, bem como em fontes renováveis, com foco no desenvolvimento tecnológico e sustentável.
E-mail: rachel.magnago@unisul.br
Rodrigo Rodrigues de Freitas
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre governança ambiental e análise institucional a partir da abordagem dos recursos de uso comum (commons). Tem interesse nas seguintes temáticas de investigação: sistemas socioecológicos, pesca artesanal, áreas protegidas e conservação da biodiversidade.
E-mail: rodrigo.freitas3@unisul.br
Rogerio Santos da Costa
Linha/Tema: Tecnologia e Sociedade. Atua na temática da Transferência de Tecnologia e seus impactos socioeconômicos e ambientais, bem como nas implicações teórico-empíricas das tecnologias, políticas públicas, relações internacionais, governança e desenvolvimento na relação histórica entre sociedade e ambiente.
E-mail: rogerio.costa@unisul.br
Sérgio Antonio Netto
Linha/Tema: Tecnologia e Ambiente. Desenvolve estudos sobre os processos naturais e humanos moduladores da biodiversidade do bentos estuarino e marinho.
E-mail: sergio.netto@unisul.br
Seleção para Docentes
A seleção de docentes está com inscrições abertas até 5/5/2020.
O resultado da primeira etapa será divulgado em 6/2/2020 .
Título | Descrição | Baixar |
---|---|---|
10/2/2020 - Edital PPGCA Nº 03/2020 | Resultado Final do Processo Seletivo Docente | BaixarVisualizar |
7/2/2020 - Edital PPGCA Nº 02/2020 | Edital de resultado da pontuação em Mestrado em Ciências Ambientais | BaixarVisualizar |
6/2/2020 - Edital PPGCA Nº 1/2020 | Homologação do Processo Seletivo para Docentes | BaixarVisualizar |
6/2/2020 - Portaria PPGCA Nº 1/2020 | Constitui a Comissão Examinadora do Processo Seletivo para Docentes | BaixarVisualizar |
03/01/2020 - Edital 001/2020 | Pós-graduação em Ciências Ambientais e Graduações correlatas | BaixarVisualizar |
Egressos
Título | Descrição | Baixar |
---|---|---|
Egressos | Egressos da primeira turma | BaixarVisualizar |
Grupos de Pesquisa
Grupo Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC)
Rodrigo Rodrigues de Freitas
Conheça as pesquisas acessando o Blog do Grupo
Grupo de Catálise Enzimática e Síntese Orgânica (Grucenso)
Jair Juarez João
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar (Gipart)
Rogério Santos da Costa
Conheça as pesquisas acessando o Facebook do Grupo
Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens)
José Baltazar Andrade Guerra
Grupo de Pesquisa em Imunoparasitologia (Impar)
Josiane Somariva Prophiro
Conheça as pesquisas acessando o Instagram do Grupo
Grupo de Pesquisa em Tecnologias Limpas em Sistemas Produtivos Sustentáveis (TecLimp)
Anelise Cubas, Ana Regina Dutra e Elisa Siegel Moecke
Grupo de Pesquisa Materiais Ativos
Rachel Magnago
Laboratório de Ciências Marinhas (LCM)
Sérgio Netto e Patrícia Eichler
Conheça as pesquisas acessando o Facebook do Grupo
Dissertações e Publicações
Desde 2017 o Mestrado em Ciências Ambientais forma mestres e desenvolve estudos e pesquisas no campo de tecnologias, ambiente e sociedade. Visa, ainda, intervir regionalmente de forma crítica, reflexiva e ética na busca do desenvolvimento mais sustentável e no uso de tecnologias limpas.
Desde então, já são cerca de 10 dissertações defendidas, que nos diversos temas e linhas de pesquisas do programa evidenciam a qualidade do ensino e principalmente dos profissionais que iniciam na docência e no mercado de trabalho.
Atualmente, as dissertações vêm sendo publicadas e disponibilizadas para consulta e para download, no Repositório Institucional da Unisul (Riuni). O Riuni tem o principal objetivo de gerenciar toda a produção intelectual da Universidade, visando a preservação e visibilidade das publicações.
Conheça os temas mais pesquisados pelos discentes do Programa e acesse na íntegra as dissertações já defendidas.
Como acessar as dissertações no Riuni?
Acessando o Riuni, você tem à disposição diversas formas de consulta às dissertações já defendidas, com opção inclusive para fazer download do trabalho completo, desde que já tenha sido disponibilizado pelo autor.
É possível pesquisar por área de conhecimento, autor, título do trabalho, orientador, coorientador, entre outras opções que você encontra no menu lateral da Plataforma.
Acesso às dissertações no Riuni
Publicações Científicas do Mestrado em Ciências Ambientais
Título | Descrição | Baixar |
---|---|---|
Publicações 2018 | Mestrado em Ciências Ambientais Unisul | BaixarVisualizar |
Publicações 2017 | Mestrado em Ciências Ambientais Unisul | BaixarVisualizar |
Coordenação
Mensalidades
24x de R$ 1.994,13
Também é possível optar por 30x de R$1.654,61.