Cursos Presenciais

Graduação

Geografia – Tubarão

Geografia

Licenciatura

Duração: 4 anos I Turno: Noturno

A Licenciatura em Geografia da Unidade Tubarão é uma grande oportunidade para quem deseja atuar nas escolas e em áreas que envolvam o meio ambiente.

Vagas disponíveis

Modalidade

Presencial

Local do curso

Campus Tubarão

Duração

4 anos

Mensalidades

Ver Valores

Horário das aulas

Noturno

Sobre o Curso

banner do vestibular digital desafio Unisul para os sites de cursosO curso de Licenciatura de Geografia em Tubarão é uma grande oportunidade para quem deseja atuar nas escolas, no geoprocessamento, nas pesquisas em áreas que envolvam o meio ambiente natural ou construído.

Durante o Curso, o estudante conhecerá a realidade espacial, natural e humana, como uma totalidade dinâmica, além das concepções metodológicas que orientam o trabalho de investigação e de análise das relações sócio espaciais, bem como as estratégias de ensino e aprendizagem para as escolas.

O novo projeto pedagógico do curso de Geografia de Licenciatura da Unisul prevê atividades que garantam o desenvolvimento de competências nos ambientes formativos, simulando e estimulando o campo de atuação profissional na docência.

Objetivo

Formar profissionais capazes de analisar os elementos e os processos concernentes ao meio natural e ao meio construído, com base nos fundamentos epistemológicos e metodológicos da Geografia, compreendendo as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção do conhecimento geográfico e de ensino-aprendizagem, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Geografia (Brasil, 2002).

Grade curricular

Acessar

Importante: em razão de alterações na oferta de turmas e de novos projetos pedagógicos que a Unisul está implantando, poderá haver alteração da grade curricular deste curso antes do início das aulas para o semestre 2020/2. Os candidatos já matriculados poderão ter ajuste administrativo na matrícula, vinculando-os à última versão curricular.

Perfil do Profissional

O formado no curso de Licenciatura em Geografia da Unisul deve apresentar as seguintes competências:

  • reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação geopolítica no Brasil;
  • analisar o espaço geográfico em diferentes escalas espaciais e temporais, a partir de indicadores políticos, culturais, sociais, econômicos e ambientais;
  • analisar os diálogos possíveis entre o lugar e o mundo, percebendo o papel dos blocos regionais de poder e a nova ordem mundial na difusão, circulação de pessoas pelo processo migratório e da informação no processo de produção do espaço geográfico;
  • analisar na perspectiva espacial o lugar da indústria na cidade, distinguindo os conceitos de produção, distribuição, circulação, troca e consumo, para o entendimento do lugar da atividade comercial na cidade ao longo dos tempos;
  • analisar especificidades do planejamento regional e urbano, identificando processos e formas espaciais envolvidas no espaço geográfico;
  • gerir os recursos naturais, utilizando a legislação ambiental, promovendo ações de conservação e preservação dos recursos naturais;
  • analisar estudos de caso sobre planejamento e manejo ambiental em micro-bacias hidrográficas, numa interface entre a pesquisa acadêmico-científica e as políticas de gestão pública;
  • interpretar e projetar mapas e cartas para sintetizar os elementos do espaço geográfico;
  • analisar os impactos ambientais climáticos e do desmatamento, em diferentes escalas e seus reflexos para o ser humano;
  • elaborar e analisar mapas temáticos e outras representações gráficas, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e fotointerpretação;
  • identificar os solos ou as coberturas superficiais observadas, abordando as técnicas de análise das propriedades físicas, químicas e edáficas do solo e os fundamentos da Pedologia com ênfase no Brasil.
Estágio Obrigatório

As 405 horas de estágio estão distribuídas nas seguintes Unidades de Aprendizagem:

  • Prática de Estágio no Ensino Fundamental de Geografia
  • Prática de Estágio no Ensino Médio em Geografia
  • Socialização das Práticas de Estágio em Geografia
  • Introdução à Prática de Estágio em Geografia
Estrutura Física e Ambientes de Aprendizagem
  • Laboratório de Informática
Professores do curso

Os cursos de graduação presenciais da Unisul são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Conheça os professores do curso

Coordenação

Mariléia Mendes Goulart

Possui graduação Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002). Especialização em Gestão Escolar pela UDESC (2002). Mestrado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010).

Atualmente é Coordenadora e docente do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial pela Plataforma Freire. Integrante do projeto de pesquisa: Alfabetização com Letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina (CAPES/INEP/SECAD – Observatório da Educação – Edital 38/2010).

Aluna ouvinte da disciplina Educação Infantil nos caminhos do cosmopolitismo multicultural, pela UFSC.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. – Consultora Educacional da Gerência Educacional de Educação da Rede Estadual de Ensino.

Atua como formadora de professores da rede estadual e municipal.

Ver currículo Lattes

Dados legais

  • Autorização
    Decreto Nº 75.822 de 4/6/1975, publicado no D.O.U. de 5/6/1975
  • Retificação
    Decreto Nº 76.171 de 28/8/1975, publicado no D.O.U. de 29/8/1975
  • Reconhecimento
    Decreto Nº 81.675 de 17/5/1978, publicado no D.O.U. de 18/5/1978
  • Renovação do Reconhecimento
    Decreto Nº 659 de 25/9/2007, publicado no D.O.E. SC de 25/9/2007
  • Prorroga Renovação do Reconhecimento
    Decreto Nº 1.259 de 20/11/2012, publicado no D.O.E. SC de 22/11/2012
  • Renovação do Reconhecimento
    Decreto Nº 2.342 de 5/8/2014, publicado no D.O.E. SC de 6/8/2014

Formas de ingresso

Mérito Enem

Histórico Escolar

Mensalidades

R$ 783,60

* Contrato Semestral: valor médio das mensalidades considerando valor do crédito educacional para 2020 (R$ 39,18/crédito) e opção de plano de pagamento em 6 vezes. Planos inferiores a 6 vezes terão as mensalidades diluídas. O valor poderá variar semestralmente de acordo com o número de créditos contratados. Poderá haver reajuste anual.

Left Menu Icon
Loading...