Cursos Presenciais

Graduação

Engenharia Ambiental e Sanitária – Pedra Branca

Engenharia Ambiental e Sanitária

Bacharelado

Duração: 5 anos I Turno: Noturno

Com a graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unidade Pedra Branca você poderá atuar na área ambiental com foco no desenvolvimento sustentável.

Vagas disponíveis

Modalidade

Presencial

Local do curso

Campus Pedra Branca

Duração

5 anos

Mensalidades

Ver Valores

Horário das aulas

Noturno

Sobre o Curso

banner do vestibular digital desafio Unisul para os sites de cursosCom o curso de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária em Palhoça, na Unidade Pedra Branca, você torna-se apto a atuar na área ambiental e de saneamento, em especial na aplicação das tecnologias para ajustar o uso dos recursos ambientais em favor da qualidade de vida do homem, buscando harmonizar o crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável.

O estudante terá 195 horas de estágio, que são cumpridas na Unidade de Aprendizagem Estágio Supervisionado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Para formar-se deverá apresentar uma monografia e contará com a orientação dos melhores professores na área de Engenharia Ambiental.

A profissão é regulamentada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O mercado de trabalho é bastante promissor, com opções de atuação na área de gestão e consultoria ambiental de empresas e empreendimentos e no estabelecimento de novas tecnologias ambientais.

Objetivos

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unisul tem por objetivo geral formar Engenheiros Ambientais e Sanitaristas com capacidade para avaliação, análise, desenvolvimento, operação e execução de projetos na área de saneamento e sistemas de controle e gestão da qualidade ambiental, de modo que possam atuar técnica e eticamente.

Grade curricular

Acessar

Importante: em razão de alterações na oferta de turmas e de novos projetos pedagógicos que a Unisul está implantando, poderá haver alteração da grade curricular deste curso antes do início das aulas para o semestre 2020/2. Os candidatos já matriculados poderão ter ajuste administrativo na matrícula, vinculando-os à última versão curricular.

Perfil do Profissional

O formado no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unisul deve apresentar as seguintes competências:

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • desenvolver uma sólida formação técnica, científica e profissional, a fim de apropriar-se e desenvolver novas tecnologias;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • assumir uma postura crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de gestão ambiental considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • interagir com pessoas, atuar em equipes multidisciplinares e interpretar de maneira dinâmica a realidade;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Ambiental e Sanitária com ênfase na problemática regional;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • comunicar-se adequadamente nas formas verbais, escritas e gráficas;
  • ser competente na utilização dos recursos de informática, assim como entender como podem ser modelados os sistemas ambientais, tornando-se um diferencial;
  • compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais;
  • assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Estágio Obrigatório

As 195 horas de estágio são cumpridas na Unidade de Aprendizagem Estágio Supervisionado em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Professores

Os cursos de graduação presenciais da Unisul são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Conheça os professores do curso

Conecte-se com o Curso

Acesse o Facebook

Coordenação

Anderson Soares André

Doutor em Engenharia Elétrica pela Ufsc (2004), tendo também obtido o título de Mestre em Engenharia Elétrica na mesma instituição no ano de 1997.

Sua graduação, em Engenharia Elétrica, foi concluída em 1995 na Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Atualmente é coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unisul, atuando também como professor nos cursos superiores do Senai São José.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, lâmpada de vapor de sódio de alta pressão, alto fator de potência, lâmpada fluorescente e reatores eletrônicos.

Ver Currículo Lattes

Dados legais

  • Criação
    Resolução Câmges Nº 17 de 17/12/1997
  • Reconhecimento
    Decreto Nº 1.422 de 6/2/2004, publicado no D.O.E. SC de 6/2/2004
  • Renovação de Reconhecimento
    Decreto Nº 4.771 de 6/10/2006, publicado no D.O.E. SC de 6/10/2006.
    Decreto nº 1.585, de 19/6/2013, publicado no D.O.E-SC de 20/6/2013
  • Retificação
    D.O.E. SC Nº 18.005, publicado em 14/11/2006
  • Prorroga Renovação do Reconhecimento
    Decreto Nº 1.223 de 23/10/2012, publicado no D.O.E. SC de 25/10/2012
  • Alteração de Nomenclatura
    De Curso de Engenharia Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária, aprovada pela Resolução Consun Nº 172 de 24/11/2011
  • Renovação do Reconhecimento
    Decreto Nº 1.585 de 19/6/2013, publicado no D.O.E. SC de 20/6/2013

Formas de ingresso

Mérito Enem

Histórico Escolar

Mensalidades

R$ 1.736,14

* Contrato Semestral: valor médio das mensalidades considerando valor do crédito educacional para 2020 (R$ 72,34/crédito) e opção de plano de pagamento em 6 vezes. Planos inferiores a 6 vezes terão as mensalidades diluídas. O valor poderá variar semestralmente de acordo com o número de créditos contratados. Poderá haver reajuste anual.

Left Menu Icon
Loading...