Cursos Presenciais

Graduação

Arquitetura e Urbanismo – Tubarão

Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado

Duração: 5 anos I Turno: Noturno, Vespertino e Noturno

O curso de Arquitetura e Urbanismo na Unidade Tubarão oferece domínio dos princípios fundamentais de todo tipo de construções em diversificados ambientes de aprendizagem.

Vagas disponíveis

Modalidade

Presencial

Local do curso

Unidade Tubarão

Duração

5 anos

Mensalidades

Ver Valores

Horário das aulas

Noturno, Vespertino e Noturno

Sobre o Curso

A graduação de Arquitetura e Urbanismo em Tubarão oferece ao futuro arquiteto domínio dos princípios fundamentais de todo tipo de construções, conhecendo-as na prática, nos mais diversificados ambientes de aprendizagem que o meio urbano dispõe.

Durante o curso, os estudantes vão realizar 480 horas de estágio supervisionado obrigatório, distribuídas nas unidades de aprendizagem de Estágio em Arquitetura e Urbanismo (projeto) e Estágio em Arquitetura e Urbanismo (obra), e receber orientação de professores especialistas e mestres para qualificação e produção de TCC.

Estando no Bairro Dehon, a facilidade no desenvolvimento das práticas pedagógicas é muito favorecida, pois proporciona aos professores e estudantes o envolvimento em tempo real com atividades e dinâmicas de riqueza inestimável, no sentido de proporcionar a contextualização dos conteúdos desenvolvidos nas práticas do ensino, da pesquisa e da extensão.

Objetivos

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul têm por objetivo geral formar profissionais aptos a atender as necessidades do homem e seu habitat, assimilando criticamente os conhecimentos relacionados à problemática social, econômica, política, cultural, histórica e antropológica de uma sociedade e transformando-os em soluções criativas e sustentáveis para a área.

Grade curricular

Acessar
Perfil do Profissional

O arquiteto formado na Unisul estará apto a:

  • atuar na elaboração de projeto e execução arquitetônica, podendo também desenvolver atividades como urbanista, paisagista e outras que a legislação autorize;
  • criar seus próprios empregos, tendo sua própria unidade de produção;
  • traduzir as questões relativas ao contexto em que o projeto está inserido, levando em consideração os aspectos sociais, culturais, econômicos, técnicos e ambientais;
  • compreender o espaço interior e exterior do edifício, da cidade e da paisagem de acordo com as necessidades das atividades humanas e da conservação do patrimônio ambiental e construído;
  • trabalhar em equipe interdisciplinar, atividade cada vez mais recorrente dentro dos diferentes campos de atuação;
  • demonstrar conhecimento teórico e técnico nas áreas de atuação, para contribuir com soluções criativas, inovadoras e adaptadas às transformações da sociedade;
  • ser um profissional crítico e atento às questões de inclusão social, desenho universal, sustentabilidade, inovações tecnológicas e a interdisciplinaridade inerentes à profissão de arquiteto e urbanista.
Estrutura Física e Ambientes de Aprendizagem
  • Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau)
  • Laboratório de Desenho
  • Laboratório de Informática
  • Maquetaria
  • Visitação em obras no bairro Dehon e centro da cidade
Professores

Os cursos de graduação presenciais da Unisul são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Conheça os professores do curso

Coordenação

Rodrigo Althoff Medeiros

  • Graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), especialista em Planejamento Urbano pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em Arquitetura – Tecnologia do Ambiente Construído pela Ufsc (2006).
  • Doutorando na Ufsc desde marco de 2011.
  • Atualmente é professor titular da Unisul, onde é coordena o Laboratório de Eficiência Energética da Unisul e o curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Autor do livro Cidades em Crescimento – influência da Ferrovia Tereza Cristina nas cidades do Sul.
  • É diretor-proprietário da empresa Arco A Arquitetura e Construção atuando na área de consultoria, projetos e construcão civil.
  • Larga experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos da Edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: planos diretores, pousadas, tratamento de áreas verdes, parques de lazer.
  • Autor e Coordenador técnico da equipe de elaboração do Parque Urbano do Aeroporto com 23 ha. e o Parque Ambiental Usina Jorge Lacerda com 50 há, arquiteto dos edifícios públicos Centro Cultural – Museu Willy Zumblick, novo Terminal Rodoviário Urbano de Tubarão.

Ver Currículo Lattes

Dados legais

  • Criação
    Resolução Câmges Nº 004 de 1/4/1998
  • Reconhecimento
    Decreto Nº 945 de 23/10/2003, publicado no D.O.E. SC de 23/10/2003
  • Renovação do Reconhecimento
    Decreto Nº 3.054 de 4/3/2010, publicado no D.O.E. SC de 4/3/2010
    Decreto Nº 1.258 de 20/11/2012, publicado no D.O.E. SC de 22/11/2012
    Decreto Nº 1.585 de 19/6/2013, publicado no D.O.E. SC de 20/6/2013

Formas de ingresso

Mérito Enem

Histórico Escolar

Reingresso

Transferência Externa

Vestibular Agendado

Mensalidades

R$ 2.087,37

* Contrato Semestral: valor médio das mensalidades considerando valor do crédito educacional para 2020 (R$ 77,31/crédito) e opção de plano de pagamento em 6 vezes. Planos inferiores a 6 vezes terão as mensalidades diluídas. O valor poderá variar semestralmente de acordo com o número de créditos contratados. Poderá haver reajuste anual.

Left Menu Icon
Loading...