Cursos Presenciais

Doutorado

Doutorado em Administração

Doutorado em Administração

Duração: Mínima 36 meses

Doutorado contribui para aprimorar o ensino e a atividade empresarial.

inscrições encerradas

Modalidade

Presencial

Campi

Campus Florianópolis

Duração

Mínima 36 meses

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

O Doutorado em Administração integra o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul e forma docentes, pesquisadores e profissionais voltados à ação administrativa.

A área de concentração do curso é Desempenho e Inovação de Organizações e as linhas de pesquisa são Desempenho organizacional e Inovação e Sociedade.

O PPGA é avaliado com conceito 4 pela Capes e teve autorização para iniciar o curso de Doutorado em 2018.

O corpo docente é composto por professores titulados em instituições de ensino conceituadas no país e exterior, atuam como avaliadores de periódicos, eventos científicos e de órgãos de fomento, desenvolvendo projetos de pesquisas em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Com aulas no Centro de Florianópolis, na unidade Adolfo Melo, o curso tem duração mínima de 36 meses e máxima de 48 meses, podendo este prazo ser prorrogado por no máximo seis meses com aprovação do colegiado. A seleção para novos discentes é semestral e ocorre geralmente no início de cada semestre.

Público-alvo

Podem participar dos processos seletivos para o curso de Doutorado em Administração da Unisul candidatos de todas as áreas do conhecimento que sejam diplomados em curso de Mestrado reconhecido no Brasil.

Perfil do egresso

O perfil do egresso formado pelo PPGA/Unisul está vinculado às ações na área de concentração e nas linhas de pesquisa, à formação de um conjunto de competências no qual se dá a articulação entre saber, pensar e agir nos temas de avaliação de desempenho e inovação para o atendimento das necessidades da sociedade. Destaca-se pela combinação de competências voltadas à investigação científica e práticas de gestão. Nesta perspectiva, o Programa se destaca por oferecer ênfase em disciplinas da área de metodologia da pesquisa e métodos e ferramentas de pesquisa.

Após a titulação, o egresso deve estar apto para atuar na docência, na pesquisa e em atividades de gestão, em organizações com fins lucrativos, da sociedade civil e do setor público, que envolvam:

  • definir, implementar e avaliar os processos organizacionais;
  • identificar, propor, selecionar e implementar ações que tornem as organizações mais competitivas;
  • formular e implementar estratégias com vistas à diferenciação sustentável e baseadas na inovação ante as transformações provenientes do ambiente contemporâneo que gerem impacto social;
  • monitorar resultados obtidos pelas organizações via ferramentas e métodos de avaliação de desempenho;
  • aprimorar conhecimentos para o exercício da docência e da pesquisa em Administração e áreas afins.

Todas essas competências implicam em domínio conceitual e capacidade de reflexão e avaliação crítica, promovendo a análise do contexto social e organizacional, questionando o status quo e propondo melhorias inovadoras e empreendedoras. Paralelamente, o egresso também deverá demonstrar habilidades de pesquisa, como capacidade de analisar contextos e valorização da busca do conhecimento, além de habilidades demandadas pela docência, a exemplo da capacidade de relacionamento, capacidade de planejamento e habilidade para mediação da apropriação do conhecimento.

Cronograma 2020 – Disciplinas/Unidades de Aprendizagem

Grade curricular

Acessar

Como ingressar

Edital de Oferta

Área de Concentração

O Doutorado em Administração tem como área de concentração Desempenho e Inovação de Organizações, que expressa a vocação e a história do Programa de Pós-graduação de Administração e indica a área do conhecimento, os contornos de especialidade da produção de conhecimento e da formação dos estudantes.

Essa área de concentração foca, sob as perspectivas do desempenho organizacional e da inovação, o estudo da administração como processo analítico, sistêmico e evolutivo, a partir de teorias organizacionais consagradas e de métodos/técnicas de gestão contemporâneos. Envolve a avaliação de desempenho de organizações e a dinâmica das inovações em suas manifestações na tecnologia, organizações, marketing, sustentabilidade e área social.

Adotando uma visão interdisciplinar e crítica, o PPGA da Unisul define sua área de concentração sem filiação a um modelo particular de interpretação da organização inovadora ou métricas de desempenho. Há o entendimento de que estes objetos de pesquisa demandam uma atividade complexa, diversificada, em que vários componentes interagem, criando um amplo espaço de questões a serem investigadas, mas dentro de linhas definidas.

Linhas de Pesquisa

No Stricto Sensu, as linhas de pesquisa expressam a especificidade da produção de conhecimento do programa/curso dentro da sua área de concentração. São sustentadas pelo corpo de docentes e pesquisadores permanentes do Programa.

O Doutorado em Administração oferece duas principais linhas de pesquisa:

Desempenho Organizacional: esta linha investiga o desempenho organizacional pela aplicação e aperfeiçoamento de métricas e mensurações de avaliação, normatizadas ou não, compulsórias ou voluntárias, que fenomenizam variações nas trajetórias das organizações.

Contempla a análise e avaliação, a episteme e as diversificadas metodologias aplicadas aos contextos organizacionais, que evidenciam resultados fundamentados em processos avaliativos envolvendo temáticas tais como: tomada de decisão, competitividade, desempenho operacional e financeiro, incluído ativos tangíveis e intangíveis, como informações e o conhecimento explícito ou tácito da organização.

Inovação e Sociedade: compreende esta linha as investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade.

Esta perspectiva interdisciplinar permite a dialogicidade e interatividade em dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e seus desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de marketing, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social. Estes são temas abordados pelos projetos docentes de pesquisa e pela grade disciplinar, todos com efetiva participação de docentes do PPGA/Unisul.

Bolsas de Estudo

Conheça as opções de bolsas para os estudantes de Doutorado em Administração da Unisul.

  • Bolsa isenção: discentes contemplados são isentos do pagamento das mensalidades do programa.
  • Bolsa Capes: discentes contemplados são isentos do pagamento das mensalidades do programa e recebem a bolsa Capes.
  • Desconto para servidores e familiares de colaboradores da Unisul: discentes contemplados tem desconto nas mensalidades.

IMPORTANTE: a concessão das bolsas é limitada à disponibilidade das mesmas. A elegibilidade do aluno depende do atendimento aos critérios estabelecidos pelas agências financiadoras e ao plano de benefícios aos colaboradores da Unisul.

Seleção Docente

Editais de Oferta e de Homologados

TítuloDescriçãoBaixar
Resultado 1ª Etapa do Processo Seletivo Relativo ao Edital 003/2020 BaixarVisualizar
18/2/2020 - Homologação do Processo Seletivo Docente Relativo ao Edital Nº 003/2020 BaixarVisualizar
Edital Nº 003/2020 Processo Seletivo Docente Interno PPGA BaixarVisualizar

Docentes

Docentes Permanentes

Ademar Dutra
E-mail: ademar.dutra@unisul.br, ademar.unisul@gmail.com
Currículo

Clarissa Carneiro Mussi
E-mail: clarissa.mussi@unisul.br
Currículo

Ivone Junges
E-mail: ivone.junges@unisul.br
Currículo

Jacir Leonir Casagrande
E-mail: jacir.casagrande@unisul.br
Currículo

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
E-mail: baltazar.guerra@unisul.br
Currículo

Leonardo Ensslin
E-mail: leonardo.ensslin@unisul.br
Currículo

Nei Antônio Nunes
E-mail: nei.nunes@unisul.br
Currículo

Sandro Vieira Soares
E-mail: sandro.vieira@unisul.br | sandrovieirasoares@hotmail.com
Currículo

Simone Sehnem
E-mail: simone.sehnem@unisul.br
Currículo

Thiago Coelho Soares
E-mail: thiago.soares@unisul.br
Currículo

Discentes

Grupos e Projetos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Cada uma das linhas de pesquisa do Mestrado em Administração da Unisul dá origem a um grupo de pesquisa, formado por docentes e discentes do Curso.

Dentro de cada um desses grupos, cada docente do PPGA coordena pelo menos um projeto de pesquisa.

Saiba quem são os participantes de cada Grupo e seus Projetos de Pesquisa.

Grupo de Pesquisa 1: Desempenho Organizacional

Líder: Leonardo Ensslin (Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2)
Vice-líder: Ademar Dutra

Projeto de Pesquisa 1: Gestão do Desempenho Organizacional

Líder: Ademar Dutra
O projeto de pesquisa visa a estruturação, a avaliação e o aperfeiçoamento de contextos organizacionais, fundamentados em estudos epistemológicos e aplicados ao entendimento do desempenho nos contextos macro e micro organizacional, utilizando-se de metodologia construtivista de avaliação que contribua para apoiar a tomada de decisão.

Projeto de Pesquisa 2: Gestão do Conhecimento e da Informação nas Organizações

Líder: Clarissa Carneiro Mussi
O projeto visa estudar bens intangíveis – o conhecimento e a informação – cuja gestão influencia o desempenho organizacional. Quanto à gestão do conhecimento, o projeto envolve estudos dos seus processos, práticas e variáveis organizacionais que a capacitam. Incluem-se também os estudos interorganizacionais, como, por exemplo, a transferência de conhecimento e a colaboração. Em relação à gestão da informação, o projeto foca nos aspectos referentes aos sistemas de informação/tecnologia da informação, notadamente nos processos de adoção, implementação, avaliação e suas implicações nas organizações e no seu desempenho.

Projeto de Pesquisa 3: Abordagens e Metodologias de Desempenho

Líder: Leonardo Ensslin
O projeto de pesquisa visa realizar estudos teóricos e empíricos voltados ao entendimento e análise do estado da arte do desempenho organizacional com foco em conceitos, abordagens, metodologias, identificação de critérios, atendimento aos fundamentos da teoria da mensuração e apoio à gestão que possibilitem contribuir para a competitividade das organizações.

Projeto de Pesquisa 4: Gestão Universitária e Sustentabilidade

Líder: Maurício Andrade de Lima
O projeto de pesquisa visa compreender como as IES estão refletindo em seus modelos de gestão o tema sustentabilidade no sentido de construir uma relação ética, transparente e de qualidade com os diversos públicos envolvidos no processo de gestão universitária: alunos, professores, funcionários técnicos-administrativos, fornecedores, comunidade e governo.

Projeto de Pesquisa 5: Avaliação de desempenho: estudos teóricos e aplicações

Líder: Carlos Rogério Montenegro de Lima
O projeto de pesquisa visa realizar investigações teóricas e empíricas com ênfase na evidenciação e ampliação do estado da arte em avaliação de desempenho organizacional, agregando novas abordagens e métodos de avaliação bem como proceder aplicações práticas no contexto organizacional a partir das metodologias e abordagens presentes na literatura.

Projeto de Pesquisa 6: Avaliação contábil de desempenho organizacional

Líder: Sandro Vieira Soares
O projeto visa o desenvolvimento teórico e análise empírica de avaliação de desempenho em organizações brasileiras (empresas privadas, instituições de ensino, organizações do terceiro setor, etc.), com o aporte de conceitos e instrumentos de contabilidade para usuários externos e contabilidade gerencial, tradicionais ou inovadores. As abordagens metodológicas utilizadas incluem pesquisa quantitativa ou pesquisa qualitativa.

Projeto de Pesquisa 7: Planejamento e controle institucional

Líder: Thiago Coelho Soares
Descrição do Projeto Visa abordar a relação planejamento e controle. Aborda a avaliação de desempenho organizacional com foco em skandia navigator bem como a gestão estratégica de custos e orçamento empresarial. Dentro dos estudos em gestão universitária procura focar na avaliação institucional, as formas de managerialism das IES, bem como o planejamento e controle institucional. Os estudos se baseiam em indicadores de desempenho, sejam estes institucionais, econômicos, financeiros, operacionais ou de sustentabilidade.

Grupo de Pesquisa 2: Inovação e Sociedade

Líder: Denise Del Prá Machado (Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2)
Vice- líder: Nei Antonio Nunes

Projeto de Pesquisa 1: Gestão, estratégia e inovação em marketing

Líder: Aléssio Bessa Sarquis
Este projeto abrange estudos teóricos e empíricos sobre gestão, estratégia e inovação em marketing, no contexto de organizações de serviços (business-to-business e business-to-consumer), do comércio varejista e de empreendimentos de pequeno/médio porte, de diferentes setores/ramos de atividades. Os estudos são fundamentados nas teorias de planejamento estratégico de marketing, estratégia de marketing, marketing de serviços, marketing de relacionamento, gestão do varejo, canais de marketing e inovação.

Projeto de Pesquisa 2: Estratégias de Desenvolvimento Sustentável

Líder: José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
O Desenvolvimento Sustentável. As Estratégias de Mitigação e Adaptação às mudanças Climáticas. A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa. Estratégias de “Green Campus” e a promoção da Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior. Os Riscos Globais e as mudanças Climáticas. Os Nexos entre água, alimentos e energia, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças Climáticas. Estratégias para a promoção da Sustentabilidade nas cidades: Cidades Sustentáveis e “Smart Cities”

Projeto de Pesquisa 3: Cultura, Inovação e relacionamento com atores

Líder: Denise Del Prá Netto Machado
O projeto de pesquisa visa aplicar metodologias que envolvam relações entre indivíduos, o ambiente organizacional e social, utilizando proposições extraídas dos principais conjuntos de teorias: Teoria Institucional, Cultura Organizacional, Aprendizagem, Inovação e Responsabilidade Ambiental.

Projeto de Pesquisa 4: Inovação social nas organizações da sociedade civil

Líder: Jacir Leonir Casagrande
Este projeto de pesquisa pretende estudar as inovações sociais desenvolvidas pelas Organizações da Sociedade Civil (ONGs, Terceiro Setor, Organizações Sem Fins Lucrativos, associações, organizações comunitárias), contemplando temas relativos a inovação inclusiva e processos de gestão criativos e emancipatórios que visam soluções para demandas emergentes de segmentos organizados específicos.

Projeto de Pesquisa 5: Epistemologias e práticas de gestão das inovações sociais

Líder: Nei Antonio Nunes
O projeto de pesquisa visa investigar e inventariar o espectro epistemológico que fundamenta concepções e ações de inovações sociais no âmbito da gestão na sociedade, como também escrutinar projetos e práticas de gestão orientados para emancipação e inclusão sociais.

Projeto de Pesquisa 6: Sustentabilidade em produção, operações e serviços

Líder: Simone Sehnem
O presente projeto tem como objetivo desenvolver análises da sustentabilidade de cadeias e operações sob a perspectiva de inovações sustentáveis. As bases teóricas que visam embasar esta temática são: Visão da Empresa Baseada em Recursos e Teoria dos Stakeholders.

Documentos e Links

Documentos

TítuloDescriçãoBaixar
Resolução 01/2019 Teses de Doutorado BaixarVisualizar
Regimento do Programa de Pós-graduação em Administração Doutorado em Administração BaixarVisualizar

Fale Conosco

Secretaria do Curso
Telefone: (48) 3279 1932
E-mail: ppga@unisul.br

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 14 às 20h30min.

Atendimento na Unidade (Saiac)
Rua Trajano,
Centro
88010 010 – Florianópolis – SC

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h40min às 22h, e aos sábados, das 8 às 12h.

Coordenação

Jacir Leonir Casagrande

Telefone: (48) 3279 1932

Mensalidades

30x R$ 2.001,94

Taxa de inscrição: R$ 120,00.

Valores válidos somente para 2020.

Left Menu Icon