Tese discute dimensão não-fonocêntrica do filme de animação O menino e o mundo - Unisul
  • PPGCL

  • Notícias PPGCL

  • Tese discute dimensão não-fonocêntrica do filme de animação O menino e o mundo

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

Tese discute dimensão não-fonocêntrica do filme de animação O menino e o mundo

A doutoranda Fabiana Paula Bubniak defendeu na tarde desta sexta-feira, 16, sua tese intitulada “O menino e o mundo: possibilidades de infância e de voz não-fonocêntrica no cinema”. A pesquisa amplia no doutorado, estudos realizados a nível de mestrado, também cursado no PPGCL.

Cinema Surdo: uma poética pós-fonocêntrica foi o título da minha dissertação. A partir dela conheci o conceito de fonocentrismo de Jacques Derrida (1973), onde se aborda a expressão estético-cultural do surdo através do cinema”, explicou Fabiana.

A partir destes estudos, a tese teve como objetivo discutir a existência de uma dimensão não-fonocêntrica da voz no cinema nomeada de voz neotênica a partir do filme de animação de Alê Abreu. São discutidos também estudos da voz e da linguagem realizados por autores como Giorgio Agamben, Jean-Luc Nancy, Mladen Dolar, Jacques Lacan, Steven Connor e Jonathan Rée.

“A voz neotênica nos mostra que quando falamos de magia no cinema ela está muito além de uma simples ilusão de movimento, ela age no que não podemos ver nem ouvir pois está além dos sentidos (por isso oculta)”, finalizou.

O trabalho da estudante foi Aprovado em banca composta pelos professores Dra. Nádia Neckel – UNISUL (presidente da banca); Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano (orientadora); Dr. Bruno Panerai Velloso – IFSC (avaliador); Dra. Alessandra Brandão – UFSC (avaliadora); Dra. Ana Carolina Cernicchiaro – UNISUL (avaliadora); Dr. Maurício Eugênio Maliska – UNISUL (avaliador) e Dra. Ramayana Lira de Sousa – UNISUL (suplente).

Texto: Patrícia Amorim

Loading...