Ensaio ilustra como a teoria de conciliação de metas pode modelar as etapas de tomadas de decisão - Unisul
  • PPGCL

• Notícias PPGCL

• Ensaio ilustra como a teoria de conciliação de metas pode modelar as etapas de tomadas de decisão

A estudante Andressa Bregalda Belan defendeu nesta sexta, 16, às 14 horas, seu ensaio de Tópicos Avançados de Leitura intitulado “Modelando tomada de decisão por teoria de conciliação de metas: um estudo a partir das etapas de Simon”.

Na área da administração, a tomada de decisões em organizações é entendida como um processo de análise e seleção de alternativas que tem como objetivo solucionar problemas. O trabalho de Andressa busca entender sob a perspectiva da pragmática cognitiva, mais especificamente da teoria de conciliação de metas, como processos como esses poderiam ser descritos e explicados.

Ilustrando como a teoria de conciliação de metas pode modelar as etapas de tomadas de decisão propostas por Simon no campo da administração, as evidências apresentadas pela estudante sugerem que, em função do escopo mais amplo, da plasticidade e da consistência lógica, estratégias de solução de problemas envolvendo tomadas gerenciais de decisão podem ser modeladas abdutivo-dedutivamente em termos de planos de ação intencional em direção à consecução de metas.

“Eu argumento no meu trabalho que as etapas de projeção de meta, e formulação, execução e checagem de hipótese abdutiva antefactual de consecução que estão sendo desenvolvidas pelo nosso grupo de pesquisa em pragmática cognitiva podem incorporar as etapas de identificação do problema e relação de alternativas, análise de pré-requisitos, escolha de curso de ação e avaliação em teoria de tomada de decisão”, explica Andressa.

“O estudo me levou a perceber que, do ponto de vista lógico, essa incorporação não apresenta o inconveniente de reintroduzir premissas, porque em teoria de conciliação de metas, a meta de solucionar o problema se mantém como ponto focal na arquitetura descritivo-explanatória”, complementa.

O ensaio recebeu a leitura crítica e foi aprovado pelo professor Dr. Marcos Baptista Lopez Dalmau da Universidade Federal de Santa Catarina.

Texto: Fábio Rauen