PPGCL - Curso de Mestrado - Unisul

Curso de Mestrado

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Modalidade

Presencial

Campi

Tubarão e Pedra Branca

Duração

24 meses

Mensalidades

36 x R$ 1.366,06

O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem foi planejado para ser realizado em 2 anos. Para obter o título de Mestre em Ciências da Linguagem, o estudante deve compor 24 créditos em disciplinas e 6 créditos em dissertação. As atividades do curso são organizadas em disciplinas de 3 créditos.

Inscrições a partir de março de 2021.

Primeiro Ano – Fase das Disciplinas
O primeiro ano do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem é reservado para as disciplinas.

No primeiro semestre, os estudantes cursam as disciplinas obrigatórias da área de concentração: “Estudos Linguísticos”, “Filosofia da Linguagem” e “Estética”. Em seguida, são oferecidas as disciplinas básicas das linhas de pesquisa. Na linha de pesquisa Texto e Discurso, são consideradas básicas as disciplinas “Texto e Discurso” e “Análise do Discurso”. Na linha de pesquisa Linguagem e Cultura, são consideradas básicas as disciplinas “Estudos Culturais” e “Teoria Literária”.

No segundo semestre, ocorrem os “Tópicos Especiais”, destinados aos assuntos específicos dos projetos de pesquisa dos docentes, e os “Tópicos para Leitura Orientada”, destinados a leituras essenciais para a elaboração do projeto de dissertação.

Segundo Ano – Elaboração da Dissertação
O segundo ano do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem é reservado para a elaboração da dissertação, incluindo a qualificação do projeto e defesa pública do texto final.

Além disso, durante a formação, o estudante deve compor pelo menos 3 créditos em “Atividades Acadêmicas Complementares” derivadas da participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e publicação.

O ingresso no curso de Mestrado em Ciências da Linguagem ocorre anualmente no primeiro semestre. Tradicionalmente, o PPGCL lança edital em março de cada ano com prazo de inscrições que se estende até o final do mês de abril.

A seleção ocorre tradicionalmente em junho e consiste nas seguintes etapas: (a) homologação das inscrições mediante análise da documentação exigida pelo edital; (b) pontuação do currículo mediante critérios publicados em edital; (c) análise de um anteprojeto de pesquisa mediante especificações publicadas no edital; e (d) entrevista com banca formada por professores da linha de pesquisa do campus a que o candidato pretende fazer o curso.

As matrículas ocorrem no mês de julho e as aulas se iniciam em agosto.

Em paralelo ao edital de seleção, a Comissão de Bolsas do PPGCL lança edital de bolsas especificando as condições para a distribuição de bolsas integrais e de bolsas de auxílio para o pagamento das taxas escolares da Capes. Para os candidatos às bolsas de estudos, há também um exame escrito que ocorre tradicionalmente na véspera da data das entrevistas.

Uma forma interessante de conhecer o curso é matricular-se como aluno especial em disciplinas isoladas. Os créditos acadêmicos e financeiros são aproveitados quando o estudante se torna aluno regular do curso.

O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem é oferecido em dois Campis da Unisul: Campus Tubarão e Campus Pedra Branca.

No Campus Pedra Branca as aulas acontecem segundas e terças-feiras das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No Campus Tubarão as aulas são realizadas quintas e sextas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Loading...