Cursos EAD

Graduação

Comunicação Institucional

Comunicação Institucional

Tecnólogo

Duração: 2 anos

O curso de Comunicação Institucional a distância integra estratégias e mídias para uma efetiva comunicação. Confere diploma de bacharel e não exige TCC.

Vagas disponíveis

Modalidade

EAD

Duração

2 anos

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

Se você quer aprender a integrar esforços, estratégias e mídias para uma efetiva comunicação, escolha o curso de Comunicação Institucional na modalidade a distância da Unisul. Ele habilita para atuar como gestor de comunicação, na identificação e definição de objetivos, interação com diversos públicos e no desenvolvimento da comunicação em diferentes mídias.

Você termina os estudos em 4 semestres, sem precisar fazer trabalho de conclusão de curso. As oportunidades de emprego estão em diversas empresas, organizações e instituições de pequeno a grande porte, onde poderá atuar nas áreas de:

  •  relações públicas e assessoria de imprensa;
  •  marketing, eventos e comunicação para web.

Na metodologia de EaD da UnisulVirtual você acessa de forma online os materiais didáticos para cada disciplina, interage com colegas e professores e realiza atividades do curso. As avaliações são presenciais e periódicas no polo presencial de sua escolha, potencializando os estudos com maior flexibilidade e autonomia.

Objetivos

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão da comunicação institucional de forma integrada – por meio de estratégias de comunicação e marketing – para promover e divulgar a instituição e seus produtos/serviços, favorecendo a comunicação com seus múltiplos públicos (interno e externo), nos mais diversos meios de comunicação.

Grade curricular

Acessar
Manual do curso

No manual da graduação em Comunicação Institucional, o estudante encontra informações importantes sobre o funcionamento do Curso: legislação pertinente, matriz curricular à qual está vinculado, quadro com as Unidades de Aprendizagem (disciplinas), lista de Atividades Complementares, e outras orientações.

Manual do curso

Professores do curso

Os cursos de graduação da Unisul na modalidade à distância são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Ver lista de professores

Perfil do profissional

O curso superior de Tecnologia em Comunicação Institucional tem como características de formação o planejamento, implementação, gestão e promoção com o uso de tecnologias para a comunicação institucional interna e externa.

O formado no Curso deverá apresentar competências para:

  • identificar os aspectos estéticos, formais e sociais de uma organização;
  • definir os objetivos de comunicação da instituição;
  • avaliar os resultados da política de comunicação;
  • interagir com o público interno e externo;
  • desenvolver projetos de comunicação em diferentes mídias;
  • atuar em equipes multidisciplinares, na promoção de eventos, utilizando estratégias de gestão e marketing;
  • planejar, implementar, gerenciar e promover o uso de tecnologias para a comunicação institucional interna e externa.

Considera-se de fundamental importância que sejam também capazes de:

  • construir conhecimento de maneira autônoma e criativa;
  • utilizar os recursos tecnológicos e as fontes de informação para desenvolver novas potencialidades e alternativas às condições de mercado;
  • analisar contextos, interpretar dados e sintetizar ideias;
  • conhecer e dominar as técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação;
  • traduzir procedimentos de comunicação apropriados aos objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • planejar, criar, produzir, difundir e gerir a comunicação integrada;
  • desenvolver a função de empreendedor, independente da área que venha a se dedicar, apropriando-se de meios, linguagens, estéticas e técnicas de comunicação;
  • identificar e interpretar necessidades e desejos do consumidor;
  • ter o domínio técnico e tecnológico, estético e ético dos procedimentos expressivos e das linguagens pertinentes à elaboração de conteúdos para as diferentes mídias.
Segunda graduação

Com o programa Segunda Graduação em Menos Tempo é possível fazer um aproveitamento de estudos das disciplinas do curso já realizado.

Programa Segunda Graduação em Menos Tempo

Coordenação

Helena Iracy Cerquiz Santos Neto

  • Bacharel e especialista em Comunicação Social – Jornalismo.
  • Graduanda em Marketing.
  •  Mestra em Educação e em Ciências da Linguagem
  • Doutora em Ciências da Linguagem.
  • Foi repórter dos jornais Diário do Sul e A Notícia, colaboradora da Rádio Santa Catarina.
  • Atua desde 1997 como professora na Unisul. Nesta instituição participou da fundação da primeira webradio e webtv universitárias no Brasil. O seu interesse acadêmico é voltado aos estudos de linguagem, com ênfase na relação entre mídia e análise do discurso. Experiência na área de Comunicação Social, sobretudo em estética, teorias da comunicação e do jornalismo, jornalismo em multimeios, jornalismo em áudio, estética, meios impressos.
  • Na área de Linguística, é pesquisadora em análise do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria, discurso, mídia, memória, sujeito-leitor, divulgação de ciência.

Ver Currículo Lattes

Dados legais

  • Criação
    Resolução Consun Nº 304 de 25/11/2013.
  • Abertura de Vagas
    Resolução GR Nº 107 de 26/11/2013.
  • Reconhecimento
    Portaria Nº 846 de 29/11/2018, publicada no D.O.U. de 30/11/2018

Formas de ingresso

Mérito Enem

Histórico Escolar

Reingresso

Transferência Externa

Mensalidades

R$ 233,21

*Contrato Semestral: valor médio das mensalidades considerando desconto especial sobre o valor do crédito educacional para 2020 (R$ 11,66/crédito) e opção de plano de pagamento em 6 vezes.

Planos inferiores a 6 vezes terão as mensalidades diluídas. O valor poderá variar semestralmente de acordo com o número de créditos contratados. Poderá haver reajuste anual.

Como funciona a educação a distância da Unisul?

Metodologia é baseada em quatro elementos:

Na modalidade de educação a distância, são principalmente os materiais didáticos que oportunizam a autonomia de estudo e a autoaprendizagem, uma vez que os estudantes estão fisicamente distantes do professor e dos colegas. Confira os principais recursos disponibilizados pela UnisulVirtual:

Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem

É a sala virtual das disciplinas/Unidades de Aprendizagem. No EVA, professores e estudantes têm acesso aos materiais didáticos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar (roteiros de estudos, livros digitais, webaulas, objetos de aprendizagem, atividades automatizadas e colaborativas), materiais complementares e ferramentas de interação e comunicação síncronas e assíncronas. Os diferentes recursos didáticos podem ser combinados, de acordo com as necessidades da área ou nível de formação.

Webconferência

Avaliação da aprendizagem

Guia do Estudante

Ação docente e do Sistema Tutorial

Diagrama do sistema de atendimento da UnisulVirtual

A Unisul coloca à disposição do estudante um sistema de apoio, que presta serviços pedagógicos, técnicos, acadêmicos e sociais. É constituído por especialistas em educação a distância e na área de conhecimento da disciplina/curso. A ação docente é caracterizada pela organização dos materiais didáticos, pela mediação pedagógica em sala de aula virtual e avaliação da aprendizagem, conforme a proposta formativa de cada curso.

Fazem parte do sistema tutorial:

  • Professor/Tutor
  • Assistente Educacional
  • Coordenador de Curso

Os diferentes agentes do sistema tutorial podem aparecer em combinações diferentes, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso, além de modelos autoinstrucionais que podem ser adotados sobretudo em cursos livres de curta duração.

Telas do sistema de avaliação da Metologia UnisulVirtual
O Sistema de Avaliação é constituído por um conjunto de instrumentos que visam à avaliação da aprendizagem e do aproveitamento acadêmico do aluno.

Da mesma forma, também tem como objetivo acompanhar a satisfação dos discentes em relação ao curso, à Universidade, aos recursos utilizados e a todos os agentes envolvidos com o processo de ensino – colegas, professores, tutores. São atividades previstas pelo sistema de avaliação da UnisulVirtual:

  • Avaliação da aprendizagem
  • Autoavaliação institucional
  • Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Saiba mais sobre as Avaliações Presenciais

Sistemas de comunicação da Metodologia UnisulVirtual

Para possibilitar a comunicação e interação do aluno com os colegas e membros do sistema tutorial, a UnisulVirtual disponibiliza diferentes canais de comunicação.

Os principais são o EVA (Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem) e o sistema MinhaUnisul.

Por meio deles podem ser solicitados diversos serviços e informações de cunho acadêmico.

Também é possível se comunicar com a equipe da UnisulVirtual através de telefone, fax ou correio.

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRAVALER

O financiamento Pravaler tem uma opção semestral especial para cursos EaD.

CRÉDITO EDUCACIONAL CREDIES

Pague 50% do valor do curso após a conclusão.

Polos de apoio presencial

São mais de 70 polos em todos os estados do Brasil.

Left Menu Icon
Loading...