A Unisul

Comunicados Unisul – COVID-19

Comunicados Unisul – COVID-19

comunicados oficiais do Comitê de Prevenção e Cuidados

Comunicado Nº 11 – Suspensão das atividades presenciais

Publicado em 30/03/2020 – 16:30h

O isolamento social, recomendado pelos órgãos oficiais de Saúde para o combate à circulação do novo Coronavírus, colocou alguns desafios em nossa rotina.

Foi necessário nos organizamos para uma nova e temporária realidade, que é desenvolvermos nossas atividades, administrativas ou pedagógicas, a partir de nossas casas e de nossos ambientes virtuais.

Com muito dinamismo e eficiência, em todo o Ecossistema Ânima, incluindo aqui a Unisul, realizamos a mudança em nosso cenário de atuação sem comprometer o ritmo de nossas ações e andamento/entrega de projetos, iniciativas e, por ora, sem comprometimento do nosso semestre.

Por este motivo, e em linha com os protocolos de saúde indicados pelas autoridades públicas sanitárias, definimos que nossas atividades ACADÊMICAS PRESENCIAIS bem como ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS continuam suspensas até nova comunicação.

Continuaremos acompanhando as atualizações dos órgãos oficiais.

Esta fase vai passar! Mas, para superarmos este contexto com mais rapidez, consideramos essencial todos seguirem as recomendações básicas de prevenção e de distanciamento social indicadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 10 – Suspensão das atividades presenciais

Publicado em 24/03/2020 – 11:05h

Alinhada às medidas preventivas decretadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina como parte das ações para prevenir e combater o novo Coronavírus, a Unisul destaca que continuam SUSPENSAS ATÉ 31/3 AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS em todos os campi. Conforme a decisão governamental, estabelecida pelo DECRETO Nº 525, de 23 de março de 2020, o prazo poderá ser renovado, estendido ou suprimido se houver necessidade.

Destacamos, porém, que as atividades acadêmicas CONTINUAM NORMALMENTE POR MEIO DIGITAL e do uso intensivo de tecnologia.

Além disso, seguiremos trabalhando com nossos colaboradores administrativos via Home Office (trabalho remoto), com uso de recursos digitais.

Atendimento: mantemos o atendimento também por meios virtuais ao público em nossos canais oficiais, pelo telefone 0800 970 7000 e, para ligações de dispositivos móveis, pelo telefone (48) 3279 1000, além dos canais de e-mail e de atendimento pelo MinhaUnisul.
A Unisul conta com a compreensão de todos e se solidariza com a comunidade catarinense e brasileira neste difícil momento.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Edital GR Nº 1116/2020 – Combate à Pandemia COVID-19

Publicado em 24/03/2020 – 08:45h

A Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, mantida pela Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina, pessoa jurídica de direito privado, considerando a situação de emergência vivida e os termos da Portaria nº 356/2020 do Ministério da Educação, CONVIDA os acadêmicos regularmente matriculados nos dois últimos anos do curso de Medicina, e do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, aptos para realizarem estágio curricular obrigatório, para colaborarem e atuarem no combate à pandemia da COVID-19 (Coronavírus), conforme edital a seguir.

 


Comunicado Nº 9 – Suspensão de atividades administrativas presenciais

Publicado em 18/03/2020 – 10:40h

Com o objetivo de cumprir as determinações do Decreto 515, do Estado de Santa Catarina, que na data de ontem declarou situação de emergência em todo o território estadual para fins de prevenção e combate ao COVID-19, a Unisul (Fundação, Universidade e Colégio Dehon), SUSPENDE AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS no período de 18 a 24 de março de 2020, interrompendo assim os atendimentos à comunidade externa nos campi.

A orientação é para que as lideranças imediatas dos setores contribuam no sentido de comunicar a todos os colaboradores e alunos que fiquem em casa nesse período, a fim de evitar a proliferação do novo Coronavírus. Os funcionários administrativos devem procurar as orientações dos seus gestores no intuito de darem continuidade às suas atividades por meio do home office.

Conforme comunicado anterior, reforçamos que as atividades acadêmicas terão continuidade por meio dos nossos recursos digitais e uso intensivo de tecnologia.

Por fim, solicitamos aos nossos colaboradores que cumpram com as orientações oficiais, em especial as emitidas pelo Ministério da Saúde e pelas comunicações que a Unisul continuará encaminhando periodicamente aos seus gestores.

A Unisul se solidariza com a comunidade catarinense e brasileira neste difícil momento que estamos vivendo e se coloca à disposição para auxiliar o poder público no enfrentamento desta crise, que certamente será vencida.

Continuamos atentos aos desdobramentos e orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, e continuamente enviaremos novos comunicados com atualizações.

A Reitoria


Comunicado Nº 8 – Colaboradores com crianças pequenas

Publicado em 17/03/2020 – 19:00h

Após a decisão do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Decreto 507 para a interrupção das aulas em todos os níveis educacionais, públicos e privados, a partir desta quinta-feira (19) por 30 dias, e com novo pronunciamento do governo pelo Decreto 509,  temos uma importante mensagem para compartilhar com você.

Em virtude deste decreto governamental com foco na prevenção, controle e contenção de riscos relacionados ao novo Coronavírus (Covid-19), definimos que os colaboradores da Unisul que tenham crianças pequenas (menores de 14 anos)  sem ter com quem deixá-las neste período de restrição – enquanto as aulas das escolas estiverem suspensas, podem optar por trabalhar por meio de home office, afinal, a opção de deixar os cuidados das crianças com avôs e avós não é aconselhável no atual cenário, já que são pessoas normalmente acima dos 60 anos e integram o grupo de maior vulnerabilidade à doença.

Caso esta seja sua realidade e necessidade, por favor procure sua liderança para discutir a organização e realização de suas atividades por meio do trabalho remoto durante  este período.

Esta é uma forma que encontramos para zelar pelas nossas mães e pais que diariamente se dedicam com vigor, engajamento e que também são educadores dentro de suas casas, transmitindo lições, ensinamentos e, principalmente, transformando a vida daqueles que representam o futuro de nosso País, algo que se associa perfeitamente com o nosso propósito.

Para os demais, mantemos as instruções divulgadas no comunicado Unisul de 16 de março (segunda), e válidas desde então, as quais são destacadas novamente abaixo.

Se você faz parte de um dos grupos vulneráveis à doença: acima de 60 anos ou portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão, gestantes, cardiopatas, imunodeprimidos, sintomáticos respiratórios – pneumopatas, você deverá acompanhar as atividades remotamente. Para isso, basta informar a área de Gestão de Pessoas (gestaodepessoas@unisul.br). Se houver necessidade de suporte da equipe de tecnologia, fazer contato com a Central de Serviços de TI no telefone (48) 3621-3337.

Reforçamos também a importância de que todos sigam os cuidados básicos preventivos indicados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus, de acordo com o exposto a seguir.

  • Lavar as mãos com água e sabonete após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos, de preferência a cada 3 horas. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Ter cuidados para tossir e espirrar é muito importante.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver com sintomas da doença.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como aparelhos de celular.
  • Não compartilhar informações sobre saúde sem saber se elas são verdadeiras: as fake news só causam desinformação e criam pânico.

Pelo contexto altamente dinâmico de informações e decisões em todo o País, a qualquer momento podemos ter novas atualizações de comunicações.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 7 – Formandos

Publicado em 17/03/2020 – 13:10h

De acordo com as recomendações do Decreto 507 do Governo do Estado de Santa Catarina e com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra o COVID-19, a Unisul suspende as SESSÕES SOLENES DE FORMATURAS PRESENCIAIS, bem como os ENSAIOS, em todos os seus Campi. Voltaremos a comunicar, se houver novas decisões por parte dos órgãos oficiais.

A formatura dos cursos do Campus UnisulVirtual, agendada para 21/3/2020, às 18h30min, acontecerá virtualmente. Informações a respeito serão enviadas por e-mail, diretamente aos formandos.

Para os Formandos dos cursos presenciais, as sessões solenes poderão acontecer mediante novo calendário, que será acordado entre o Cerimonial Universitário, as Comissões de Formatura e os formandos. O formando que necessitar colar grau antecipado por motivo de empregos, concursos, entre outros, deverá solicitar ao Saiac a “colação de grau antecipada em Gabinete”, que pode acontecer presencial ou virtualmente, dependendo do número de participantes.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 6 – Lideranças

Publicado em 17/03/2020 – 10:55h

Temos vivido um momento que exige intensa atenção no sentido de reduzirmos a circulação do novo Coronavírus (COVID-19). Neste sentido, o Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19 traz atualizações importantes para os campi que suspenderam as atividades acadêmicas presenciais.

Levando em conta os protocolos de saúde e tendo em vista a diminuição da quantidade de pessoas circulando nos campi, a partir da suspensão das aulas presenciais, ficam mantidas as atividades administrativas para os colaboradores que estão fora dos grupos de maior vulnerabilidade:

  • pessoas com mais de 60 anos;
  • portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão;
  • gestantes;
  • cardiopatas;
  • imunodeprimidos;
  • sintomáticos respiratórios – pneumopatas.

Caso algum colaborador da sua equipe não faça parte deste grupo, mas vive com pessoas que fazem parte, possui filhos em idade escolar ou está inseguro, negocie com essa pessoa o exercício das suas atividades por meio de trabalho remoto home office.

É importante também que você organize a rotina e dinâmica de trabalho das pessoas da sua equipe que estarão em home office ou fisicamente nos campi.

Seguindo as orientações do nosso Comitê de Prevenção e Cuidados, para as pessoas que estão fora do grupo de maior vulnerabilidade, as atividades podem ser mantidas intensificando cuidados básicos de prevenção, como:

  • ter mais espaçamento entre uma estação de trabalho e outra, cerca de 2 metros;
  • e sempre que possível, deixar o ambiente ventilado, com janelas abertas, e evitar o uso do ar-condicionado.

Além de seguir os cuidados básicos preventivos indicados pelo Ministério da Saúde, conforme segue.

  • Lavar as mãos com água e sabonete após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos, de preferência a cada 3 horas. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Ter cuidados para tossir e espirrar é muito importante.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver com sintomas da doença.Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como aparelhos de celular.
  • Não compartilhar informações sobre saúde sem saber se elas são verdadeiras: as fake news só causam desinformação e criam pânico.

Durante todo o período com atividades acadêmicas por meio de recursos digitais, a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho estará ainda mais atenta acompanhando diariamente os espaços de trabalho para garantir todos os recursos, informações e insumos necessários para que todos tenham o melhor bem-estar.

Para alguma questão especial e específica, faça contato com a área de Gestão de Pessoas ou com sua liderança imediata. Se houver necessidade de suporte da equipe de tecnologia para o trabalho em home office, pode fazer contato com a Central de Serviços de TI no telefone 3621-3337.Continuamos atentos aos desdobramentos e orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e continuamente enviaremos novos comunicados com atualizações.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 5 – Campi Araranguá e Içara

Publicado em 17/03/2020 – 09:25h

Seguindo as recomendações do decreto 507 do Governo do Estado de Santa Catarina e com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra o COVID-19, a Unisul suspende as ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS também em Araranguá e Içara, no período entre 17 e 31/3 inicialmente, podendo ser estendido caso haja novas sinalizações por parte dos órgãos oficiais.

Contudo, atividades acadêmicas terão continuidade por meio de nossos recursos digitais e uso intensivo de tecnologia, já que estamos preparados para aplicar e fazer esta mudança no cenário de aprendizagem de nossos estudantes, utilizando a expertise acumulada nos últimos 20 anos da UnisulVirtual.

A Unisul continuará acompanhando atentamente os desdobramentos relativos ao novo Coronavírus, sempre seguindo as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 4 – Professores

Publicado em 16/03/2020 – 18:30h

Temos vivido um momento que exige intensa atenção e cuidados no sentido de reduzirmos a circulação do novo Coronavírus (COVID-19). Sendo assim, o Comitê Unisul de Acompanhamento e Prevenção e Cuidados COVID-19 da Unisul traz atualizações importantes a respeito das atividades em todos os campi.

Seguindo as recomendações das Prefeituras onde a Unisul tem operação presencial, com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra o COVID-19, a Unisul suspende as ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS em todos os seus campi, exceto Araranguá e Içara, no período entre 16 e 31/3 inicialmente, podendo ser estendido caso haja novas sinalizações por parte dos órgãos oficiais.

Contudo, atividades acadêmicas terão continuidade por meio de nossos recursos digitais e uso intensivo de tecnologia, já que estamos preparados para aplicar e fazer esta mudança no cenário de aprendizagem de nossos estudantes, utilizando a expertise acumulada nos últimos 20 anos da UnisulVirtual.

A base para as atividades será a sala de apoio online que muitos professores já utilizam regularmente. Aqueles que ainda não a utilizam devem habilitar a sala de apoio online acessando o EVA https://www.uaberta.unisul.br/. Essas salas terão todas as funcionalidades do EVA disponíveis, inclusive a webconferência, que poderá ser utilizada para interação síncrona.

Teremos também sala no EVA reunindo os professores na qual estarão disponíveis tutoriais para o uso das ferramentas do EVA, bem como orientações pedagógicas com indicações de possíveis atividades e metodologias variadas. Além disso, nas salas dos professores dos campi haverá apoio da área pedagógica.

A Unisul continuará acompanhando atentamente os desdobramentos relativos ao novo Coronavírus, sempre seguindo as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 3 – Estudantes

Publicado em 16/03/2020 – 18:10h

Temos vivido um momento que exige intensa atenção e cuidados no sentido de reduzirmos a circulação do novo Coronavírus (COVID-19). Sendo assim, o Comitê Unisul de Acompanhamento e Prevenção e Cuidados COVID-19 da Unisul traz atualizações importantes a respeito das atividades em seus campi.

Seguindo as recomendações das Prefeituras onde a Unisul tem operação presencial, com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra o COVID-19, a Unisul suspende as ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS em todos os seus campi, exceto Araranguá e Içara, no período entre 16 e 31/3 inicialmente, podendo ser estendido caso haja novas sinalizações por parte dos órgãos oficiais.

Contudo, atividades acadêmicas terão continuidade por meio de nossos recursos digitais e uso intensivo de tecnologia, já que estamos preparados para aplicar e fazer esta mudança no cenário de aprendizagem de nossos estudantes, utilizando a expertise acumulada nos últimos 20 anos da UnisulVirtual.

As atividades acadêmicas terão continuidade por meio do ambiente virtual de aprendizagem da Unisul, o EVA. Para cada Unidade de Aprendizagem você contará com uma sala virtual no EVA, acessível pelo link https://www.uaberta.unisul.br/eadv4/ com os respectivos professores. São as conhecidas salas de apoio online que você já deve tido acesso em algumas UAs, e que neste período serão o ambiente para a interação com os professores e os colegas em todas as UAs, realização de estudos, debates, apresentações online e até mesmo avaliações, conforme o encaminhamento de cada professor.

A Unisul continuará acompanhando atentamente os desdobramentos relativos ao novo Coronavírus, sempre seguindo as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 2 – Colaboradores

Publicado em 16/03/2020 – 17:40h

As atividades em todos os setores continuam normalmente até segunda ordem. Segundo nosso Comitê Unisul de Acompanhamento e Prevenção, as iniciativas podem ser desenvolvidas seguindo e intensificando cuidados básicos de prevenção, como: ter mais espaçamento entre uma pessoa e outra; sempre que possível, deixar o ambiente ventilado, com janelas abertas; evitar o uso do ar-condicionado; e manter a atenção básica de higiene.

Durante o período sem atividades acadêmicas presenciais, integrantes de nossa equipe de Saúde e Segurança do Trabalho estarão ainda mais atentos, acompanhando diariamente os espaços de trabalho para garantir todos os recursos, informações e insumos necessários para que todos tenham o melhor bem-estar.

Sobre os cuidados para quem está em grupos de vulnerabilidade, informamos o que segue.

Se você faz parte de um dos grupos mais vulneráveis à doença (acima de 60 anos; portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão, gestantes, cardiopatas, imunodeprimidos, sintomáticos respiratórios – pneumopatas), você já deverá acompanhar as atividades remotamente. Para isso, basta informar a área de Gestão de Pessoas (gestaodepessoas@unisul.br). Se houver necessidade de suporte da equipe de tecnologia, fazer contato com a Central de Serviços de TI no telefone 3621-3337.

Reforçamos também a importância de que todos sigam os cuidados básicos preventivos indicados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus, de acordo com o exposto a seguir.

  • Lavar as mãos com água e sabonete após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos, de preferência a cada 3 horas. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Ter cuidados para tossir e espirrar é muito importante.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver com sintomas da doença.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como aparelhos de celular.
  • Não compartilhar informações sobre saúde sem saber se elas são verdadeiras: as fake news só causam desinformação e criam pânico.

Continuamos atentos aos desdobramentos e orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, e continuamente enviaremos novos comunicados com atualizações.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Comunicado Nº 1

Publicado em 13/03/2020 – 20h

A Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, atenta à situação de pandemia do novo Coronavírus, toma medidas de proteção, segurança e saúde de toda a sua comunidade acadêmica. Foi criado um Comitê de Acompanhamento e Prevenção com integrantes da reitoria, dos campi e profissionais dos cursos da saúde, para determinar as medidas necessárias.

Esta comissão está atenta às recomendações das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde quanto ao cuidado e prevenção da doença em seus estudantes, professores e colaboradores.

ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
A Unisul informa que até o momento entende não haver necessidade de suspensão das aulas. As notícias sobre a situação estão sendo acompanhadas pelo já mencionado Comitê e caso tenhamos orientações diferentes das autoridades da Saúde, serão repassadas de imediato.

A partir de segunda-feira, 16 de março, estão suspensas atividades que trazem aglomeração de pessoas como palestras, seminários, reuniões e outras situações semelhantes. Eventos como formatura terão orientações específicas, discutidas com as comissões de formatura e encaminhadas aos formandos.

SINTOMAS E O QUE FAZER
Os sintomas iniciais são semelhantes aos de uma gripe: febre, tosse, dor de garganta, coriza. Procure um agente de saúde e evite transitar ou permanecer em locais fechados e com muitas pessoas.

REGRESSO DE VIAGENS
Professores, estudantes e colaboradores que tenham retornado de viagem de países ou locais onde há casos confirmados ou suspeitos de COVID-19, devem procurar uma unidade de saúde para os devidos exames antes de iniciarem suas atividades acadêmicas ou laborais.

COMO SE PREVENIR

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhar copos, alimentos, pratos, talheres, garrafas de água, etc.
  • Evite cumprimentos com proximidade física.

Novos comunicados serão emitidos, a partir de orientações das autoridades da área da saúde. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.

Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19


Acompanhe esta página para atualizações constantes de informações e outros comunicados sobre o tema.

Left Menu Icon
Loading...