Perguntas Frequentes do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul

Perguntas Frequentes do CEP Unisul

Veja as perguntas mais frequentes sobre a Comissão de Ética em Pesquisa na Unisul

Tire suas dúvidas sobre a submissão de projetos e outros temas relacionados com a Ética em Pesquisa.

Todos os projetos de pesquisa de todas as áreas da Ciência (Humanas, Sociais, Exatas ou Biomédicas) que de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde envolvam seres humanos (direta ou indiretamente) terão que ser submetidos aos CEPs, incluindo projetos de monografias de fim de curso (graduação), projetos de cursos de Especialização (Pós-graduação Latu Sensu) ou projetos de Pós-graduação (Strictu Sensu) como os cursos de Mestrado e Doutorado.

No entanto, pesquisas com dados de domínio público de acesso irrestrito ou revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não necessitam aprovação do CEP-Unisul. Os pesquisadores que desejarem um parecer da Comissão devem apresentar os seguintes documentos:

  • Folha de rosto da Unisul;
  • Justificativa da necessidade do parecer;
  • Declaração de ciência e concordância; e
  • Projeto na íntegra.

A submissão do projeto de pesquisa deve ser feita via Plataforma Brasil.

Após submeter seu projeto de pesquisa ele passará inicialmente por uma triagem para verificação da documentação enviada.

Caso a documentação esteja incompleta, o CEP-Unisul recusará o projeto com uma justificativa. Esse processo pode levar até 10 (dez) dias corridos.

Após a documentação aceita o processo de apreciação ética pode levar aproximadamente 30 dias (períodos de recesso institucional os projetos não são avaliados).

O Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul analisa a eticidade dos projetos. Apenas nas situações em que os métodos de pesquisa implicarem consequências éticas é que estes aspectos serão considerados no parecer. Mas é eticamente incorreto submeter os sujeitos da pesquisa aos riscos inerentes a um projeto de Pesquisa que apresenta problemas metodológicos.

Não. O Comitê não analisa projetos que já tenham iniciado a coleta de informações ou dados.

É altamente recomendável que você crie uma seção na qual apresente e discuta a eticidade de sua pesquisa. A Resolução 466/12 deve orientar sua elaboração.

Mesmo que seu projeto não tenha instituição coparticipante a declaração é obrigatória, porem a última linha ficará em branco.

Caso sua coleta seja realizada na Clínica Escola da Unisul, o coordenador deste espaço deve assinar e carimbar.

Loading...