Bolsa Uniedu Graduação - Cursos Presenciais e a Distância | Unisul

Bolsa UNIEDU Graduação

para estudantes já matriculados em cursos de graduação

Logotipos do Programa Uniedu e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Bolsas de Estudo e Pesquisa

Novo período de cadastramento: de 5/10 a 20/10/2020
Portal UNIEDU

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, com bolsas que favorecem o acesso e a permanência no ensino superior.

Na Unisul as bolsas do UNIEDU são oferecidas para cursos de graduação, presenciais e a distância.

As bolsas são direcionadas especificamente para estudantes economicamente carentes, portadores de deficiência física ou que tiverem atestada a sua invalidez permanente, de acordo com os critérios informados no edital.

Para concorrer a uma bolsa você deve residir há no mínimo dois anos em Santa Catarina.

Benefício das Bolsas de Estudo

São oferecidas bolsas de estudo de 25% a 100% sobre o valor da mensalidade, conforme o índice de carência (IC). O período de concessão da bolsa será de 6 meses, respeitando o ano fiscal.

Se você for contemplado com a bolsa de estudo deverá realizar, no mínimo, 20 horas semestrais de trabalhos em programas e projetos institucionais de extensão, assumindo a disponibilidade para atuar nos locais e horários em que são desenvolvidos.

Benefício das Bolsas de Pesquisa

Também são oferecidas bolsas de pesquisa no valor de 1 (um) salário mínimo vigente no mês de dezembro do ano anterior, ou de 25% da mensalidade do estudante. Será aplicado o valor que corresponda ao maior benefício para o estudante.

A bolsa de pesquisa irá cobrir 12 mensalidades, sendo 6 pagas no semestre 2020/2 e mais 6 pagas no semestre 2021/1.

Para obter este benefício você deve ser indicado como bolsista em uma proposta de Projeto de Pesquisa formulado por um professor da Unisul, conforme regras em edital específico, e o projeto deverá ter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Edital de Oferta – Semestre 2020/2

TítuloDescriçãoBaixar
5/10/2020 - Termo Aditivo Nº 4 ao Edital Nº 1165/2020 - Bolsas UNIEDU Adiciona no Edital GR N° 1165/2020 novo período de inscrição para as bolsas do UNIEDU BaixarVisualizar
17/9/2020 - Termo Aditivo Nº 3 ao Edital Nº 1165/2020 - Bolsas UNIEDU Adiciona no Edital GR N° 1165/2020 novo período de inscrição para as bolsas do UNIEDU BaixarVisualizar
2/9/2020 - Termo Aditivo Nº 2 ao Edital Nº 1165/2020 - Bolsas UNIEDU Altera Artigo 26 do Edital, sobre a documentação que deve ser entregue pelos candidatos BaixarVisualizar
31/8/2020 - Termo Aditivo Nº 1 ao Edital Nº 1165/2020 - Bolsas UNIEDU Oferta de bolsas de Estudo e de Bolsas de Pesquisa BaixarVisualizar
26/8/2020 - Edital Nº 1165/2020 - Bolsas UNIEDU Oferta de bolsas de Estudo e de Bolsas de Pesquisa BaixarVisualizar

Edital de Classificados – Semestre 2020/2

O processo seletivo para as bolsas segue os seguintes passos:

  1. Cadastramento e inserção de documentos no Sistema Uniedu, conforme Edital nº 565/SED/2020.
  2. Análise da documentação necessária para comprovação das informações inseridas no momento do cadastro no Uniedu.
  3. A classificação seguirá a ordem do Índice de Carência – IC apresentado no Uniedu, tendo como base os alunos qualificados até o limite de recursos financeiros disponíveis.

Cronograma para o Semestre 2020/2 – 3ª Etapa

  • Cadastramento/Recadastramento e inserção de documentos no site do Uniedu: de 5/10 a 20/10/2020.
  • Aceite no Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE) e assinatura dos recibos: de 21/10 a 27/10/2020.
  • Divulgação do Edital de Classificados: até 3/11/2020, nesta mesma página.

Cronograma para o Semestre 2020/2 – 2ª Etapa

  • Cadastramento/Recadastramento e inserção de documentos no site do Uniedu: de 19/9 a 23/9/2020.
  • Aceite no Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE) e assinatura dos recibos: de 24/9 a 30/9/2020.
  • Divulgação do Edital de Classificados: até 5/10/2020, nesta mesma página.

Os cronogramas acima poderão ser revistos, de acordo com orientação do Governo do Estado.

Consulte o Artigo 26 do Edital de Oferta e os Termos Aditivos ao Edital para ver a relação completa de documentos que precisam ser anexados no site do UNIEDU, de acordo com o seu perfil socioeconômico.

Os documentos solicitados devem ser digitalizados em formato PDF com no máximo 3Mb por item.

Em caso de dúvida consulte o Setor de Atendimento Social de seu campus nos endereços eletrônicos abaixo:

O envio dos documentos deverá ser realizado até 7/9/2020.

Os projetos devem prever um cronograma com período de execução de 12 meses, contando de 1/10/2020 a 30/9/2021, independentemente do prazo inicial e final do recebimento da bolsa.

A submissão de propostas deverá ser feita pelo professor-orientador, com o estudante, pelo site http://pesquisaic.unisul.br no período de 27 de agosto a 7 de setembro de 2020.

Serão necessários os passos e os documentos a seguir descritos para a submissão de projetos.

a) A inscrição da proposta do projeto deverá ser feita por meio do formulário disponível no endereço eletrônico http://pesquisaic.unisul.br

b) Para inscrição no Sistema de Inscrição deverão ser salvos em formato PDF os documentos descritos abaixo.

  • Currículo Lattes atualizado do proponente.
  • Currículo Lattes atualizado do estudante indicado.
  • Formulário de cadastro no sistema Uniedu.

Observações:

  • O envio de propostas com ausência de algum dos documentos excluirá a proposta do processo de seleção.
  • O projeto de pesquisa a ser proposto não poderá ter qualquer identificação do proponente e do estudante, nem mesmo nos anexos,
  • sob pena de desclassificação no processo de seleção.

Veja mais informações no Edital de Oferta.

Conforme o Decreto 470 de 17 de fevereiro de 2020, em seu art.12 §2º, inciso X, o estudante com bolsa vigente em 2020/2 do Programa Uniedu deverá, no período de 7 a 26/7/2020, conferir/alterar seu cadastro e anexar os documentos conforme orientado abaixo.

O bolsista que não anexar os documentos não assinará os recibos e sua bolsa será cancelada.

Um vídeo de orientação está disponível neste link.

1) Acesse o site do Uniedu e clique no botão comprovantes.

2) Atualize seu dados cadastrais, grupo familiar e Questionário Socioeconômico.
Lembre-se também de manter atualizados seus dados de contato no Portal Minha Unisul (telefone, e-mail e endereço).

3) Anexar os documentos descritos a seguir.

  1. No campo Histórico Escolar anexar o Atestado de Matrícula com Situação por Turma, tendo como base o semestre 2020/1. O atestado deve ser gerado por solicitação de requerimento no seu autoatendimento. O atestado será gerado com código validador e deverá ser anexado na ferramenta do Uniedu. Atenção! Devido à pandemia e consequente replanejamento das disciplinas, algumas podem estar com o status de cursando. Neste caso, quando essas disciplinas forem finalizadas, o estudante tem a obrigação de gerar um novo atestado e anexá-lo novamente na ferramenta do Uniedu. Conforme o Decreto 470 de 17 de fevereiro de 2020, em seu art.12 §2º, inciso VIII e XV, a REPROVAÇÃO em disciplinas implica perda do benefício e, portanto, os valores indevidos devem ser devolvidos à Secretaria de Estado da Fazenda no prazo de 30 dias.
  2. Comprovante da Renda Familiar (último mês).
  3. Comprovante do Tipo de Moradia, de acordo com sua resposta na questão 11 do Questionário Socioeconômico.
  4. Comprovante de despesa familiar mensal, com Educação Paga, para outro membro do grupo familiar (obrigatório se respondeu “sim” à pergunta 14 do Questionário Socioeconômico).
  5. Comprovante de despesa familiar mensal com Transporte Coletivo (obrigatório se respondeu “sim” à pergunta 13 do Questionário Socioeconômico).
  6. Comprovante de despesa familiar com Doença Crônica (obrigatório se respondeu “sim” à pergunta 12 do Questionário Socioeconômico).
  7. Comprovante do número de pessoas do Grupo Familiar.

Nos casos de alteração do índice de carência:

  • o aumento do índice de carência implica redução do percentual da bolsa conforme a tabela constante no parágrafo primeiro do art.11 do Decreto 470, de 17 de fevereiro de 2020;
  • a redução do índice de carência por questões orçamentárias não implica aumento do percentual da bolsa.

O valor da bolsa do semestre 2020/2 ficará condicionado ao percentual gerado pelo índice de carência (após a atualização dos dados), sendo o valor limitado ao benefício recebido no semestre de 2020/1.

4) Todos os bolsistas do Artigo 170, modalidade estudo, deverão comprovar a participação em Projeto Social com Visão Educativa em 2020-1, anexando o documento “Comprovação de participação em Projeto Social com Visão Educativa – Compromisso de realização das 20 horas de 2020.1 em 2020.2“, remetido aos estudantes pela Coordenação do Prodel-Unisul por e-mail. O envio do documento, devidamente preenchido e assinado, deverá ser feito na ferramenta do Uniedu por meio do botão “Envio do Comprovante – Projeto Social com Visão Educativa”.

5) Todos os bolsistas que possuem bolsa de Pesquisa do Artigo 170 e de Pesquisa e Extensão do Artigo 171 devem comprovar a participação em Projeto de Pesquisa. O envio do documento deverá ser feito na ferramenta do Uniedu por meio do botão “Envio do Comprovante – Pesquisa/Extensão”. O arquivo da comprovação de participação em Pesquisa deverá ser baixado da Plataforma Uniedu.  O documento deverá ser preenchido, assinado (estudante e orientador) e carimbado no Saiac do seu Campus. O Saiac irá carimbar somente os documentos preenchidos e assinados.  Após este trâmite, o documento poderá ser digitalizado e inserido na Plataforma Uniedu.

Ferramenta para informar
reprovação no semestre anterior

No sistema do UNIEDU, em atendimento a legislação, foi criado o botão “Informar Reprovação” dentro do Menu Comprovantes. Veja no documento PDF as orientações.

Baixe as orientações

Quando ocorrer interrupção dos estudos

O estudante que trancar, desistir do curso, efetuar transferência interna ou trocar de Campus deverá formalizar/mencionar no referido requerimento o motivo de sua interrupção no curso. A justificativa da solicitação será avaliada pela comissão de fiscalização, podendo deferir ou não sua solicitação.

No caso de indeferimento, o benefício do Uniedu será finalizado e o valor recebido deverá ser ressarcido à Secretaria de Estado da Fazenda no prazo máximo de 30 dias, por meio da emissão de guia própria para o respectivo fim. A guia será entregue pela assistente social do Campus e o comprovante de quitação do débito deverá ser devolvido à assistente para o envio das informações à Secretaria de Estado da Fazenda.

O indeferimento da comissão é única e exclusivamente destinado a bolsa e não tem nenhuma influência nas ações acadêmicas da solicitação.

Loading...